Castro Verde

08 Oct 2019

Em Castro Verde fomos até ao Café 7a Arte para falar sobre Doença de Alzheimer e outras demências. A sessão foi muito concorrida e nós regressamos mais uma vez com a sensação de missão cumprida."

MÉRTOLA 2

12 Jun 2019

No dia 13 de Junho realizou-se mais uma sessão do Café Memória Faz-se à Estrada, desta vez na aldeia de Santana de Cambas, concelho de Mértola. Fomos recebidas por um grupo muito simpático para falar sobre Doença de Azheimer e outras demências.

MÉRTOLA

12 Jun 2019

A lindíssima Vila de Mértola recebeu o Café Memória faz-se à Estrada no serão do dia 13 de Junho. A sala da Casa das Artes Mário Elias encheu-se para uma conversa informal sobre demências em que houve espaço para partilha de conhecimentos e de experiências.

ALCOUTIM

27 May 2019

No dia 28 de Maio chegámos à linda terra de Alcoutim a convite do município.

Nesta sessão do Café Memória Faz-se à Estrada participaram sobretudo cuidadores profissionais de instituições de apoio a idosos do concelho. Agradecemos o excelente acolhimento, o interesse e a boa disposição de todos, bem como a fantástica pausa para café com produtos típicos da região! Até breve!

BENEDITA

09 May 2019

No dia 10 de Maio foi dia do Café Memória faz-se à estrada ir até à Benedita. O restaurante "A Taberna" proporcionou-nos um ambiente acolhedor para falar sobre demências. Muito obrigado à Junta de Freguesia pela organização deste evento e às participantes pela partilha e troca de experiências.

COVILHÃ 2

08 May 2019

Depois da sessão na Universidade da Beira Interior de manhã, decorreu à tarde na Covilhã mais uma sessão do "Café Memória Faz-se à Estrada", na Biblioteca Municipal. A Sala Polivalente da Biblioteca encheu para a segunda conversa informal do dia sobre a doença de Alzheimer e outras demências. Foi uma grande tarde de partilha de conhecimentos e de experiências. Aproveitamos para agradecer à Mutualista Covilhanense e a todos os seus parceiros na organização do evento.

COVILHÃ

08 May 2019

Desta vez o Café Memória faz-se à Estrada foi até à Covilhã a convite da Mutualista Covilhanense e com o apoio do Município, da Universidade da Beira Interior e de outros parceiros locais.

A sessão decorreu na Universidade e reuniu um público maioritariamente estudantil, universitário e também do secundário. 

Foi uma sessão muito participada e que revela que os mais jovens também se interessam por este tema.

ALCOCHETE

03 May 2019

Alcochete também já recebeu o Café Memória faz-se à Estrada.

Esta sessão foi organizada pelo Centro Comunitário Cais do Sal com o apoio do Município e teve lugar no Núcleo de Arte Sacra no dia 4 de Maio.

A iniciativa decorreu num ambiente intimista e, em pequeno grupo, partilhamos desafios e experiências.

CUBA

12 Apr 2019

No sábado dia 13 de Abril, estava uma bela tarde em Cuba!

A equipa do Café Memória faz-se à estrada chegou e ficou surpreendida com a afluência de público que se reuniu na Taberna do Arrufa.

Agradecemos ao Município o simpático acolhimento e organização.

VILA FRANCA DE XIRA

02 Mar 2019

No dia 2 de março, o Café Memória faz-se à estrada foi até Vila Franca de Xira e foi muito bem recebido pelo município.

O espaço da sessão estava preparado a rigor.

Tivemos casa cheia e participantes muito interessados e interventivos.

GAVIÃO

15 Apr 2019

No passado dia 30 de Março, realizou-se a 1ª sessão de 2019 do CMFE na vila de Gavião.
A sessão teve lugar na Biblioteca de Gavião tendo estado presente a Sra Vereadora  Dra Graciosa Chambel. 
Foi uma sessão acolhedora, rica na partilha de vivências onde todos os presentes participaram activamente.
Um grande bem-haja a todos.

TÁBUA

19 Nov 2018

No passado dia 19 de novembro realizou-se uma sessão de Café Memória Faz-se à Estrada em Tábua, na Biblioteca Municipal de Tábua.

Foi uma tarde muito agradável, bastante enriquecedora e que agradou a todos.

LOURINHÃ 2

19 Oct 2018

Esta sessão teve lugar na sala polivalente da Biblioteca Municipal da Lourinhã numa agradável tarde de sábado. O grupo interagiu muito bem entre si e connosco e foi possível trocar informação e experiências muito enriquecedoras entre todos. Finalmente, queríamos agradecer novamente ao Dr. Luís Balau que, mais uma vez, não deixou nada ao acaso!     

ARRAIOLOS

19 Oct 2018

No passado dia 20 de Outubro realizou-se uma sessão de Café Memória Faz-se à Estrada em Arraiolos, no edifício da Biblioteca Pública da vila.

Num total de 60 participantes, reunimos um grupo de pessoas muito interessadas e participativas.

Refletimos sobre o interessante mundo da nossa memória e os desafios que um quadro de demência nos coloca.

Um grande bem haja ao Município de Arraiolos, em especial à Dra. Ana Cardoso e respectiva equipa, pelo acolhimento e colaboração na preparação desta maravilhosa tarde de reflexão.

LOURINHÃ 1

16 Oct 2018

Até agora, esta foi a sessão mais participada do Café Memória Faz-se à Estrada. Na sala do Villa Park Café já não cabia mais ninguém! Estavam  79 pessoas presentes. A maior parte pertence ao Clube Idade + da Lourinhã mas também participaram alguns técnicos de IPSS do concelho.

Apesar de serem muitas pessoas, os participantes estavam interessados e conseguimos conversar e trocar ideias. Temos ainda de fazer referência ao bolo lindo decorado com a imagem do projeto que foi servido na pausa para café e agradecer o empenho do Dr. Luís Balau, técnico do município da Lourinhã, na organização desta sessão. 

VILA NOVA DE FAMALICÃO

09 Oct 2018

A Casa das Artes de Famalicão, no passado dia 10 de outubro, acolheu um espetáculo diferente do habitual. Um espetáculo, que teve como mote “A pessoa primeiro e demência depois!” e onde a informação sobre a demência, a quebra do estigma social associado à patologia e a valorização das Pessoas foram os artistas principais. Um bem haja à Câmara Municipal de Famalicão que acolheu esta iniciativa e a todos os parceiros que fizeram acontecer este momento de partilha.

FUNDÃO

09 Oct 2018

Esta sessão do Café Memória Faz-se à Estrada correu muito bem ! O espaço escolhido é um dos mais emblemáticos da cidade: o Casino Fundanense. A Sra. Vereadora Maria Alcina Domingues Cerdeira fez a gentileza de nos dar umas palavras de boas vindas. A maioria dos participantes são alunos de uma universidade sénior da autarquia. Também estiveram connosco alguns técnicos que trabalham em equipamentos sociais do concelho e as duas colegas do município que organizaram impecavelmente a nossa vinda ao Fundão. A sessão foi muito animada e as perguntas sobre as demências foram muitas. Importa ainda referir que as pessoas presentes foram mimadas com uns deliciosos pasteis de cereja :)

ALBERGARIA-A-VELHA

21 Sep 2018

No passado dia 22 de setembro, no Mercado Municipal de Albergaria-a-Velha, as trocas foram diferentes do habitual. Com a chegada do CMFE trocaram-se histórias e experiências e partilharam-se testemunhos e estratégias. Para casa, levamos todos novos conhecimentos sobre demência, uma nova forma de ver o problema e a esperança renovada no futuro.

ESPOSENDE

21 Sep 2018

No passado dia 22 de setembro, o Município de Esposende acolheu a iniciativa Café Memória Faz-se à Estrada. A Casa da Juventude foi o local escolhido para vivermos este momento de partilha. De Técnicos curiosos, a cuidadores expectantes, encontrávamos pessoas com demência que se sentiam como se estivessem em casa. A médica neurologista Sandra Perdigão, “filha da terra”, ajudou-nos a compreender melhor o que é a demência. A Juventude Unida das Marinhas proporcionou-nos uma deliciosa pausa para café. Com toda esta boa vontade, só podia ter resultado um bom momento.

PENACOVA

03 Oct 2018

No passado dia 4 de outubro, a sessão do Café Memória faz-se à Estrada teve lugar em Penacova!

Estiveram presentes 43 pessoas, entre idosos de instituições, técnicos, dirigentes e pessoas da comunidade envolvidas no tema. Foram focados o conceito da doença mas também o impacto que esta tem nas famílias. A diversidade de público originou uma grande participação, nomeadamente na partilha de experiências!

Esta sessão resultou de uma parceria entre a Fundação Mário da Cunha Brito e a Câmara Municipal.

BARREIRO

08 Jun 2018

A equipa do Café Memória Faz-se à Estrada que se deslocou ao Barreiro no dia 9 de Junho foi muito bem recebida ! Nesta sessão, pudemos contar com a visita do Sr. Presidente da Câmara e da Sra. Provedora da Santa Casa da Misericórdia. Não éramos muitos mas quem esteve presente aproveitou a oportunidade para esclarecer algumas das suas dúvidas sobre a Doença de Alzheimer e outras Demências.  

PENICHE

25 May 2018

No passado dia 26 de Maio, a sessão do Café Memória Faz-se à Estrada teve lugar em Peniche e foi um sucesso! 

Fomos muito bem recebidos pelo Sr. Presidente da Câmara e pelas colegas do Município que ofereceram um poema a todos os participantes. Tivemos a sala cheia e uma audiência muito participativa. 

MIRANDELA

11 May 2018

No passado dia 12 de Maio, a sessão do Café Memória Faz-se à Estrada teve lugar em Mirandela, onde fomos recebidos de (a)braços e sorrisos abertos, com muitos doces, um breve momento musical e uma sala repleta de participantes, curiosos por saber um pouco mais sobre doença de alzheimer e outro tipo de demências! Foram várias as experiências e vivências partilhadas, bem como a necessidade de formação para quem cuida enquanto familiar, mas também como profissional. A todos os participantes, e em especial à equipa de voluntários do Gabinete de Apoio de Mirandela, o nosso sincero obrigada! Até breve!

PORTIMÃO

19 Apr 2018

A sessão do Café Memória Faz-se à Estrada teve lugar no dia 20 de abril, no Museu de Portimão.

Num dia de chuva e vento, não fomos muitos, mas parecemos 😊 
A sessão itinerante do Café Memória Faz-se à Estrada em Portimão correu de forma animada e descontraída. 
No final, os participantes identificaram a necessidade de criar um Café Memória com o formato tradicional no concelho para poder partilhar informação e experiências de forma continuada. Assim sendo, vamos continuar a desenvolver esforços para concretizar este desejo da comunidade local. Até breve, Portimão!

LOULÉ

11 Oct 2017

O Café Memória teve uma sessão especial em Loulé,no dia 12 de outubro, na Escola Secundária de Loulé, Avenida Laginha Serafim.​

ÓBIDOS

09 Oct 2017

O Café Memória teve uma sessão especial em Óbidos,no dia 10 de outubro, no Espaço Ó (junto à Porta principal da Vila).​

Please reload

Uma Iniciativa

Parceiros

Institucionais

Apoio: