top of page
Café Memória Fica em Casa - Infografia.jpg

As sessões do Café Memória Fica em Casa tiveram início em Abril de 2020, na sequência da necessidade de adaptar o Café Memória a um formato à distância através de uma plataforma online no seguimento da suspensão das sessões presenciais devido à pandemia Covid-19.

O objetivo era continuar a apoiar as Pessoas com Demência e os cuidadores e familiares de todo o país e reduzir o isolamento social acentuado pelo confinamento decorrente da situação de pandemia, traduzindo para o digital os conteúdos informativos e o ambiente das sessões presenciais.

Entre Abril de 2020 e Maio de 2024, foram realizadas 132 sessões online, que contaram com um total de 8.752 participações e uma média de 60 participantes por sessão. Cerca de dois terços do total dos participantes que aderiram à modalidade online eram já participantes de Cafés Memória presenciais e um terço foram novos participantes que se juntaram pela primeira vez através desta modalidade online.

O Café Memória Fica em Casa permitiu, através de várias janelinhas de uma sala zoom, ao sábado, durante uma 1h30, juntar pessoas de Norte a Sul do país para partilha de experiências e suporte mútuo,  assim como reduzir o isolamento social em que muitas das Pessoas com Demência e os seus familiares e cuidadores se encontram, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida, num período de grande incerteza e dúvida.

O formato online permitiu-nos ainda chegar a locais em que o Café Memória não existe presencialmente, amplificando a resposta e apoio às Pessoas com Demência e aos seus cuidadores nestes locais. Permitiu ainda contar com a participação de vários oradores convidados, que face à localização geográfica, de outra forma não teriam possibilidade de se deslocarem às várias zonas do país.

Na perspetiva dos participantes, o Café Memória Fica em Casa superou as suas expectativas, recebendo uma avaliação muito positiva. Os participantes destacaram a qualidade dos temas abordados e os conhecimentos adquiridos nas várias sessões, mostrando-se bastante satisfeitos com este projeto.

Esta adaptação não teria sido possível sem os esforço e trabalho conjunto de todas as equipas responsáveis pelos CM presenciais de todo o país que se uniram e reinventaram, com o propósito de continuar a chegar às Pessoas com Demência e seus cuidadores. Por isso, o nosso agradecimento a todas as equipas assim como aos voluntários que também contribuíram para a implementação e continuidade esta modalidade do Café Memória, durante quase 4 anos.

Neste momento, com o retorno progressivo às sessões presenciais e com a abertura de novos Cafés Memória presenciais no país, faz-nos sentido privilegiar a modalidade presencial e de proximidade que está na génese deste projeto. Neste sentido, convidamo-lo a encontrar o Café Memória mais próximo de si e fazer-nos uma visita.

17.12.2024



 

bottom of page