Notícias
Adicionar um título (32)_edited.jpg

Café Memória abre novo espaço, em Loures

19-11-2021

A Associação Alzheimer Portugal e a Sonae Sierra têm, a partir deste mês, mais um local de encontro para a realização das sessões do Café Memória, em Loures, com o apoio da Câmara Municipal de Loures e da Santa Casa da Misericórdia de Loures. 

 

As sessões do novo Café Memória Loures terão lugar aos segundos sábados de cada mês, das 10h00 às 12h00, no Arquivo Municipal de Loures. 

 

A primeira sessão será já no dia 13 de novembro.

 

A rede Café Memória conta atualmente com 21 espaços físicos preparados para receber os encontros em vários pontos do país (Almada, Barcelos, Braga, Cascais, Évora, Esposende, Guimarães, Lisboa – em quatro locais, Madeira, Mirandela, Oeiras, Pombal, Porto, Sesimbra, Sintra, Viana do Castelo, Viseu, e, agora, Loures). 

 

Desde o começo da pandemia, o Café Memória passou também a realizar sessões virtuais, para que as pessoas com problemas de memória ou demência e os seus familiares e Cuidadores pudessem continuar a ter um apoio. 

As sessões online continuam a acontecer todos os sábados, às 10h30, com a duração de 1h30. Para participar, basta aceder ao link https://zoom.us/j/7872063580.

 

No total, a rede Cafés Memória já realizou perto de 1000 sessões presenciais e, desde abril do ano passado, 80 sessões online. Este formato digital tem contado com uma média de cerca de 80 participantes por sessão

Notícia.jpg

Encontro "Intervenção na Comunidade: Lições aprendidas e Propostas para o Futuro "

14-09-2021

No dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer, 21 de setembro, a Alzheimer Portugal, vai promover um Encontro sobre Demência: “Intervenção na Comunidade: Lições aprendidas e Propostas para o Futuro - os contributos dos Projetos Cuidar Melhor e Café Memória”.

 

Este Encontro terá início às 16h30 na Fundação Calouste Gulbenkian (Auditório 2), em Lisboa, com entrada livre, com a possibilidade de também assistir, em direto, em Gulbenkian.pt.

 

Convidamos todos os interessados no tema a participar nesta iniciativa.

NÃO É NECESSÁRIA INSCRIÇÃO

 

PRESENCIAL: Entrada livre até ao limite da lotação do Auditório 2, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

ONLINE: Transmissão em direto em Gulbenkian.pt

CONSULTE O PROGRAMA AQUI

Cartaz Pombal_edited_edited.jpg

Seja Voluntário no Café Memória Pombal!

25-08-2021

O Café Memória Pombal está agora a recrutar Voluntários!

 

Se é uma pessoa comunicativa, com capacidade para escutar e criar empatia, desperta para a temática dos problemas de memória e da Demência e está motivada para participar neste projeto, aceda AQUI para fazer a sua candidatura.

Contamos consigo!

CONVITE  VOLUNTARIADO CM_2021_edited.jpg

Seja Voluntário no Café Memória!

19-08-2021

O Café Memória está agora a recrutar Voluntários, por todo o país, para ajudar a dinamizar Sessões presenciais!

 

Se é uma pessoa comunicativa, com capacidade para escutar e criar empatia, desperta para a temática dos problemas de memória e da Demência e está motivada para participar neste projeto, aceda AQUI para fazer a sua candidatura.

 

Após candidatura, e antes de fazer parte da equipa, vai receber uma Formação Online Gratuita de modo a estar bem preparado para desempenhar as suas funções! 
 

A Formação será nos dias 6,11 e 13 de outubro das 17 às 19h30.

 

Contamos consigo!

Adicionar um título (12)_edited.jpg

Café Memória tem um novo local de encontro, em Pombal

19-07-2021

 

A Associação Alzheimer Portugal e a Sonae Sierra têm, a partir de setembro deste ano, um novo local de encontro do Café Memória, em Pombal. O novo espaço conta com o apoio da Delegação Centro da Alzheimer Portugal, da Câmara Municipal de Pombal e ainda da associação APEPI.

 

Em Pombal, as sessões terão lugar às terceiras quartas-feiras de cada mês, das 15h00 às 17h00, na Biblioteca Municipal. O primeiro evento está agendado para dia 15 de setembro.

 

Elsa Monteiro, Diretora de Sustentabilidade da Sonae Sierra, salienta: “A abertura de mais um local de encontro do Café Memória, ao fim de um período tão atípico e desafiante como aquele que estamos a ultrapassar, comprova a importância desta iniciativa para as várias comunidades do país, no sentido de procurarmos combater o isolamento social que foi acentuado pelo confinamento.”

 

Por seu lado, Manuela Morais, Presidente da Direção Nacional da Associação Alzheimer Portugal, destaca: “A expansão do projeto Café Memória continua a ser um dos objetivos da Alzheimer Portugal, porque nos permite chegar de forma direta a mais Pessoas com Demência. A abertura de mais um Café Memória no centro do país enche-nos de orgulho!”

 

O Café Memória é uma resposta específica para Pessoas com Demência e respetivos Cuidadores, amigos e familiares, que visa reduzir o isolamento social e contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida, bem como consciencializar a comunidade para a relevância crescente do tema das demências, diminuindo, assim, o estigma que lhe está associado. 

 

A rede conta atualmente com 21 espaços físicos preparados para receber os encontros em vários pontos do país (Almada, Barcelos, Barreiro, Braga, Cascais, Évora, Esposende, Guimarães, Lisboa – em quatro locais, Madeira, Mirandela, Oeiras, Porto, Sesimbra, Sintra, Viana do Castelo, Viseu e, agora, Pombal). 

 

Desde o começo da pandemia, o Café Memória passou também a realizar sessões virtuais, para que as pessoas com problemas de memória ou demência e os seus familiares e cuidadores pudessem continuar a ter um apoio. As sessões online continuam disponíveis e acontecem todos os sábados, às 10h30, com a duração de 1h30. Para participar, basta aceder ao link https://zoom.us/j/7872063580

 

No total, a rede Café Memória já realizou perto de 1000 sessões presenciais e, desde abril do ano passado, 68 sessões online. Este formato digital tem contado com uma média de cerca de 80 participantes por sessão.

news_text_1240.jpg

Questionário | Perfil dos Cuidadores Informais no Município de Lisboa

14-04-2021

 

Este questionário faz parte do projeto ”Perfil dos Cuidadores Informais no Município de Lisboa”, a ser desenvolvido por investigadores da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, no âmbito do protocolo com a Câmara Municipal de Lisboa contando com diversas colaborações.

Destinatários

Cuidadores informais da cidade de Lisboa, com idade igual ou superior a 18 anos, que prestam cuidados a pessoas dependentes em pelo menos uma atividade de vida, independentemente da idade ou da condição que originou essa dependência.

 

Finalidade

Ao responder a este questionário estará a contribuir para o conhecimento das necessidades dos Cuidadores da cidade de Lisboa disponibilizando informação relevante que poderá ser utilizada como um recurso para a definição de políticas públicas de suporte ao Cuidador e doentes em casa.

O questionário requer cerca de 10 minutos do seu tempo para responder a questões sobre a informação da pessoa dependente e 20 minutos sobre a informação do cuidador

 

Se é Cuidador Informal, da cidade de Lisboa, e quer participar no estudo basta aceder ao questionário AQUI

* Todos os dados serão recolhidos, guardados e tratados de forma confidencial, anónima e codificada. Não haverá qualquer divulgação ou comunicação de resultados individuais. Encontra-se prevista a publicação dos resultados deste estudo em eventos científicos e/ou relatórios de projeto.

8aniversario Café Memória.png

Café Memória comemora 8.º aniversário e contabiliza perto de 1.000 sessões realizadas

31-03-2021

 

A Associação Alzheimer Portugal e a Sonae Sierra comemoram o 8.º aniversário do Café Memória, depois de um ano em que os encontros presenciais tiveram de ser cancelados. Para fazer face aos obstáculos criados pela pandemia de Covid-19, a rede Café Memória criou uma solução online para tentar reduzir o isolamento social acentuado pelo confinamento e continuar a apoiar as Pessoas com Demência e os Cuidadores e familiares, em todo o país.

 

Em abril do ano passado, os encontros presenciais foram convertidos em sessões digitais, que se realizam através da plataforma Zoom. Desde essa altura, já foram realizadas 47 sessões online com uma média de 88 participantes. No total, os encontros contaram com mais de quatro mil participações, sendo que 30% das pessoas participaram pela primeira vez nesta versão online do Café Memória.

 

As sessões semanais, dinamizadas alternadamente por uma das 20 equipas da rede Café Memória, acontecem todos os sábados, às 10h30, e têm uma duração de 1h30. Para participar, basta aceder ao link https://zoom.us/j/7872063580. São discutidos vários temas relacionados com a demência e assuntos de interesse geral, havendo espaço para a realização de atividades lúdicas e estimulantes. 

 

Manuela Morais, Presidente da Direção Nacional da Associação Alzheimer Portugal, sublinha o sucesso desta resposta: “A primeira sessão do Café Memória Fica em Casa foi um sucesso estrondoso. Tínhamos uma sala no Zoom preparada para acolher 100 pessoas que encheu nos primeiros minutos da sessão e muitas já não conseguiram entrar. Rapidamente aumentámos a capacidade da sala virtual e na segunda sessão tivemos 154 participantes. Importa destacar o continuo envolvimento de todos os nossos parceiros e equipas que compõem esta rede de apoio, que não baixaram os braços nestes tempos tão exigentes em que nos encontramos e que contribuem para o sucesso deste projeto!”

 

A rede Café Memória conta atualmente com 20 espaços físicos preparados para receber os encontros em vários pontos do país. Desde o primeiro encontro, em 2013, já foram realizadas 942 sessões, que contaram com a presença de mais de 4.300 participantes e perto de 16.700 participações. 

 

O Café Memória é uma resposta específica para Pessoas com Demência e respetivos Cuidadores, amigos e familiares, que visa reduzir o isolamento social e contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida, bem como consciencializar a comunidade para a relevância crescente do tema das demências, diminuindo, assim, o estigma que lhe está associado. 

 

A rede conta com 642 voluntários, que já contabilizam cerca de 27 mil horas de trabalho voluntário ao longo dos anos. É apoiada por 76 parceiros, na maioria locais, e já recebeu cerca de 1.500 convidados entre oradores, parceiros e colegas.

Café Memória chegará a Pombal

25.7.2020

Na última reunião de Câmara, a autarquia de Pombal aprovou um protocolo que viabiliza a realizção do Café Memória, que envolve também a empresa Sierra Portugal, SA., e a Associação de Pais e Educadores para a Infância de Pombal.

O inicio das sessões ainda não tem data marcada por causa da pandemia.

Café Memória fica em casa

18.5.2020

Face à atual pandemia e num esforço de adaptação às novas circunstâncias, o Café Memória realizou em abril o seu primeiro encontro virtual.

“A primeira sessão do Café Memória fica em casa foi um verdadeiro sucesso”. Quem o afirma é Catarina Alvarez, responsável por este projeto singular que promove encontros informais entre cuidadores e pessoas com problemas de memória e demência, com o apoio de técnicos de saúde, técnicos de serviço social e de voluntários.

 Num país onde se estima existirem cerca de 200.000 pessoas com demência que necessitam de cuidados a tempo inteiro, estes encontros constituem um espaço importante de apoio e partilha de experiências dos vários agentes envolvidos nesta realidade, muitas vezes invisível, mas com enorme impacto na sociedade. Em 2018 e 2019, este projeto tinha já assumido uma outra variante, sob a forma de uma itinerância que levou estes encontros a meia centena de localidades isoladas do país: o Café Memória faz-se à estrada. Agora, na impossibilidade de encontros  presenciais, o projeto adaptou-se a um novo formato: o Café Memória fica em casa.

Café Memória: O local de encontro para pessoas com demência, agora online

30.4.2020

Presente em 20 localidades por todo o país, o Café Memória proporcionava, mensalmente, uma oportunidade de convívio e aprendizagem para as pessoas com demência e os seus cuidadores. Em tempos de pandemia, o projeto teve de se adaptar.

De há sete anos para cá, era ao sábado de manhã que, alternadamente, os vários Cafés Memória de todo o país proporcionavam aos seus participantes um momento não só de socialização e partilha de experiências, mas também de cedência de informação útil, através da presença de profissionais ligados à demência, sempre num registo informal e sob um véu de segurança e proteção, criando uma espécie de espaço seguro.

Como tantas outras iniciativas, o Café Memória teve de cessar as sessões presenciais e recorrer ao online – adaptação que se tornou “essencial”, segundo Catarina Alvarez, coordenadora da iniciativa. “Depois da suspensão do atendimento presencial, começámos a falar com os participantes por chamada, por Whatsapp ou como podíamos, e notámos que as sessões faziam realmente falta a muitos deles.”

O Café Memória é um projeto que prima pela cumplicidade e atenção pessoal e, como tal, cada uma das vinte equipas foi contactando os participantes da sua localidade para transmitir a boa nova – as sessões estavam de volta, agora semanais, por videochamada e abertas a toda a gente, num novo formato apelidado de “Café Memória Fica em Casa”. Espalhada a palavra, logo na primeira sessão, a 18 de abril, a adesão foi tal que a sala da plataforma Zoom atingiu a sua capacidade. “Não estávamos à espera de ter tanta gente. As pessoas queriam entrar e já não conseguiam, tivemos logo de aumentar o nosso plano”, disse Catarina Alvarez, por entre risos.

De facto, na segunda sessão, o aumento do plano mostrou-se vantajoso. Às 11h de sábado, dia 25 de abril, os números da sala online aumentavam a olhos vistos, assim como as mensagens de bom dia no chat escrito, ao lado. À medida que os participantes apareciam, a equipa de Viana do Castelo, responsável pela sessão, pedia a cada um que se apresentasse – nome e local. De norte a sul do continente, passando pelas ilhas e até por Espanha, eram várias as caras conhecidas da organização e outras tantas a aproveitar o novo formato para participar pela primeira vez. “É mesmo este o nosso objetivo – chegar a mais gente e fazer com que esta rede seja ainda mais próxima do que antes”, salientou Patrícia Sousa, da equipa vianense.

Feitas as apresentações, e já com cerca de 150 pessoas ligadas, introduzia-se a temática da adaptação ao ambiente em casa, com a ajuda da psicóloga clínica Ana Costa. Durante a fase de pandemia, prevê-se que todos os temas tratados nas sessões sejam relativos ao ajuste à mesma. “Já era comum para as pessoas com demência e problemas de memória passar mais tempo em casa e essa condição só se agravou agora”, disse Catarina Alvarez, acrescentando que faz parte do compromisso do Café Memória “continuar a ajudar estas pessoas, proporcionando-lhes um contacto próximo e uma experiência única.”

Aquando da intervenção de Ana Costa, vão sendo deixadas perguntas e discutem-se ideias no chat, promovendo o convívio do formato tradicional. Com o relógio quase a tocar no meio-dia, a marcar o final da hora de sessão, são dadas respostas e conselhos e é frisada a disponibilidade tanto da profissional como da equipa para ajudar no que for preciso, pós-sessão. De câmaras e microfones ligados, com um sorriso na cara, todos dizem adeus ou um “até para a semana”.

Da organização fica a certeza de que o novo formato, apesar de ter surgido como adaptação, tem vindo a trazer benefícios. “No modelo tradicional, as pessoas participavam apenas aquela vez por mês na sua localidade, agora, apesar de bastante diferente, dispõem de acompanhamento semanal”, destacou Catarina Alvarez.

Prevê-se que o formato se mantenha até ao final de agosto. Até lá, as sessões do Café Memória vão continuar a acontecer todos os sábados, das 11h às 12h, e qualquer um pode participar.

Alzheimer. O Café Memória está de volta, mas é virtual

16.4.2020

Devido à pandemia, a Alzheimer Portugal teve que suspender a organização do Café Memória, encontros em que participam cuidadores e pessoas com demência, em estado inicial.

Se o isolamento social já é uma característica associada às demências, nomeadamente Alzheimer, a pandemia ainda veio contribuir para o agravar.

 

Por isso a organização decidiu avançar com uma nova fórmula online, “Café Memória Fica em Casa”, em que todos podem participar. As sessões têm lugar todos sábados, às 11h da manhã e duram cerca de uma hora. Começam já depois de amanhã (dia 18) e são dinamizadas pelas equipas dos Café Memória já presentes em vinte localidades do país.

 

Em cada sessão há um convidado e um tema diferente mas todos com o objetivo de ajudar os cuidadores e os doentes com demência a travessar esta fase de pandemia em que são obrigados a ficar ainda mais tempo em casa.

 

“É preciso ver que lidar com uma pessoa com demência 24h/dia é uma tarefa bastante exigente e desafiante. Muitas destas pessoas, antes, estavam no centro de dia e agora veem-se confinadas em casa. Têm as suas rotinas alteradas e pelas características da doença, têm mais dificuldade em se adaptar às mudanças. E também têm mais dificuldade em assegurar as novas rotinas de higiene e segurança que a pandemia impõe, refere Catarina Alvarez.

 

Médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, professores de ginástica e outros especialistas são alguns dos participantes que estão previstos nas diversas sessões online que deverão prolongar-se até ao fim de agosto.

 

“Dicas para viver melhor estes tempos de pandemia” é o tema para a primeira sessão, a cargo do psicólogo Nuno Antunes, autor de um manual sobre esta matéria, já disponível também no site da Alzheimer Portugal.

 

A participação no “Café Memória Fica em Casa”pode ser feita através da plataforma Zoom mas antes é preciso copiar o link no Facebook ou site do Café Memória ou da Alzheimer Portugal.

 

Café Memória Fica em Casa

13.4.2020

Devido à situação excecional que vivemos, houve necessidade de suspender as sessões presenciais do Café Memória. 

 

Apesar dos tempos exigentes que estamos a atravessar, não perdemos a determinação de apoiar as Pessoas com Demência e os seus cuidadores e familiares. 

Até existirem condições para retomar os encontros presenciais aos sábados de manhã, vamos implementar um novo formato, com a preciosa colaboração das equipas técnicas dos 20 Cafés Memória que existem no nosso País. 

 

Este novo formato chama-se “Café Memória Fica em Casa” e vai funcionar à distância!  

 

É muito fácil. Todos os sábados, às 11h da manhã, uma das nossas equipas vai promover uma sessão virtual. Estas sessões vão contar com um orador convidado que vai abordar um tema específico relacionado com a demência. Todos terão a oportunidade de lhe colocar questões como costumamos fazer habitualmente, naquele registo informal e bem disposto que nos caracteriza. 

 

Cada sessão terá a duração máxima de 1 hora e realiza-se com o recurso à plataforma Zoom. Para o efeito, basta aceder à Internet e juntar-se a nós utilizando este link: https://zoom.us/j/7872063580

 

Veja aqui o vídeo explicativo.

Estão todos convidados a participar nestas sessões virtuais, que começam já no próximo sábado, dia 18 de abril!

Café Memória chega a Mirandela. “Uma ajuda tão pequena” e com tanto impacto

20.10.2019

É o primeiro no interior do país e junta-se ao Gabinete de Apoio à Doença de Alzheimer. Vai apoiar doentes, familiares e amigos. “À medida que a doença avança, quem começa a consumir mais tempo nas consultas é o cuidador”, diz neurologista.

 

O Café Memória de Mirandela abre portas a partir do dia 16 de novembro e vai funcionar no terceiro sábado de cada mês.

 

O primeiro Café da Memória no interior do país integra a rede nacional do projeto da Associação Alzheimer Portugal e, segundo o responsável Luís Durães, “não pretende ser uma clínica da memória, mas sim um ponto de encontro para pessoas com problemas de memória, seus cuidadores, familiares e amigos.

 

“É um espaço informal, não há qualquer tipo de obrigatoriedade de participar na sessão toda ou em todas as sessões. As pessoas sabem que podem aparecer e que são recebidas à porta por dois técnicos, que são sempre os mesmos dois técnicos, que dinamizam todas as sessões e por uma extensa equipa de voluntários que vai promover um espaço de partilha de informação, de partilha de experiências também e suporte emocional de apoio mútuo”, explica Luís Durães.

 

 

Já a neurologista Ida Matos destaca a “ajuda muito importante” que o Café Memória pode dar a quem cuida dos doentes.

 

“À medida que a doença avança, quem começa a consumir mais tempo nas consultas é o cuidador que não sabe como há de lidar com o doente que um dia não quer tomar os remédios, outro dia não dorme e anda a passear pela casa de noite”, observa a médica.

 

E como consequência – acrescenta – “o cuidador começa a ficar muitas vezes ansioso e, muitas vezes, não tem ninguém com quem falar”, daí a importância destes espaços para “poder partilhar com outra pessoa que tem a mesma experiências que, se calhar, já arranjou um truque mágico para fazer com que o doente coma e tome os medicamentos sem ninguém stressar em casa”.

 

“Isto é fundamental para o doente e para o cuidador melhorar o cuidado ao doente e melhorar a saúde mental do cuidador”, sublinha ainda.

 

A neurologista da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste indica que mais de metade das consultas anuais na especialidade de neurologia, realizadas no distrito de Bragança, são de utentes que sofrem de demência.

 

“Nós vivemos num distrito com uma pirâmide etária invertida e, ao termos uma população predominantemente idosa, temos muitos doentes com demência”, refere a médica, adiantando que, em termos de consultas de neurologia, “as doenças neurodegenerativas”, onde junta “a demência com a doença de Parkinson, são mais de 50% dos nossos doentes”.

 

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste faz em média, por ano, oito mil consultas de neurologia, o que exprime que o número de doentes com demência é significativo.

 

O projeto Café Memória arrancou em 2013 e funciona, atualmente, em 22 locais do país. É, segundo Luís Durães, um sucesso, porque “todos os cafés que abriram continuam de portas abertas e a funcionar em pleno”.

 

O responsável pela rede nacional do projeto Café Memória realça ainda que as pessoas “vistam os espaços e fidelizam”, indicando que nestes sete anos de atividade, o número de participantes ultrapassa os três mil.

 

“[As pessoas] levam muito daqui para as suas vidas, através de uma ajuda que é tão pequena. Com pouco fazemos muito e cada um dá alguma coisa diferente”, observa, sublinhando que também em Mirandela “há um conjunto enorme de parceiros” e que “cada um dá uma pequena parte” e, todos juntos, vão fazer com que, de forma “gratuita, frequente e segura, as pessoas tenham agora uma resposta que até à data não tinham”.

 

“Às vezes só me apetece gritar. É uma impotência muito grande”

 

É precisamente essa ajuda que espera Maria da Conceição que cuida da mãe, a quem foi diagnosticado Alzheimer há cerca de dois anos.

 

“Às vezes não sei lidar com a minha mãe. Ela não me conhece. Recusa-se a comer. Pode ser que naquele espaço encontre soluções para contornar a situação”, confidencia à Renascença, acrescentando que “não é fácil lidar com um familiar que amamos e que não nos conhece”.

 

“Às vezes só me apetece gritar. É uma impotência muito grande”, desabafa Conceição de 47 anos.

 

Mirandela já tinha um Gabinete de Apoio à Doença de Alzheimer e conta, a partir de novembro, com o Café Memória. Um projeto que a presidente da autarquia, Júlia Rodrigues, justifica pelos “muitos casos de isolamento” no concelho.

 

“Estes casos de demência ainda geram mais isolamento. E o município e também muitos aderentes, empresas e instituições de Mirandela, associaram-se a este projeto por uma questão social, de solidariedade, para apoiar estes doentes e os cuidadores”, realça a autarca.

 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), que apresentou em maio um guia para prevenir a doença, os casos de demência (perda de funções cognitivas com a idade) poderão triplicar até 152 milhões em todo o mundo, em 2050.

 

Num relatório sobre a demência publicado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), em junho de 2018, Portugal aparece como o 4º país com mais casos, cerca de 160 mil pessoas. De acordo com o mesmo relatório, prevê-se que em 2037 Portugal suba para terceiro.

Café Memória tem mais um local de encontro, em Mirandela

9.10.2019

A Associação Alzheimer Portugal e a Sonae Sierra, em parceria com a Câmara Municipal de Mirandela e a Associação MentalMente, assinalam, com um evento no próximo dia 15 de outubro, pelas 17h30, no Museu Municipal Armindo Teixeira Lopes, a criação de um novo Café Memória em Mirandela.

 

O novo local de encontro conta também com o apoio financeiro decorrente do Donativo Participativo Santander 2018 e dos parceiros locais, que contempla cinco empresas (Alheiras Angelina - Alves & Ribeiro Lda.; Eurofumeiro - Sociedade Industrial de Transformação de Carnes, Lda.; Topitéu - Alheiras de Mirandela, Lda., Alheiras Gracinda - José Marcelino Cepeda – Herança e APPITAD CONT- Contabilidade Unipessoal lda); Luís Esteves, Lda.; EPA - A Escola Profissional de agricultura e desenvolvimento rural de Carvalhais, Mirandela; e Gestitomé – Formação Profissional, Lda. 

 

As sessões do Café Memória de Mirandela terão lugar no Bar do Centro Cultural Municipal, com entrada livre e sem necessidade de inscrição prévia. A primeira sessão acontecerá no dia 16 de novembro e as seguintes irão realizar-se sempre nos terceiros sábados de cada mês, das 10h00 às 12h00. 

 

A chegada do projeto à cidade de Mirandela está integrada na estratégia de expansão da iniciativa a diferentes regiões do país, de modo a levar esta resposta social a um número cada vez maior de pessoas com problemas de memória ou demência, seus familiares e cuidadores. O Café Memória já está presente noutras cidades como Lisboa, Cascais, Porto, Viana do Castelo, Oeiras, Viseu, Braga, Guimarães, Madeira, Barcelos, Almada, Sintra, Évora, Esposende, Sesimbra, Barreiro e agora Mirandela.

Café Memória chega ao Barreiro e soma 20 pontos de encontro em Portugal

3.9.2019

A Associação Alzheimer Portugal e a Sonae Sierra assinam amanhã, 5 de setembro, no Auditório da Santa Casa da Misericórdia do Barreiro o protocolo para a criação de um Café Memória na cidade do Barreiro, resultado da parceria com o Município e a Santa Casa da Misericórdia deste concelho. 

 

As sessões vão realizar-se no restaurante Talho Central, com entrada livre e sem necessidade de inscrição prévia. A primeira sessão acontecerá no dia 14 de setembro e as seguintes irão realizar-se sempre nos segundos sábados de cada mês, das 9h30 às 11h30. 

 

A chegada do projeto à cidade do Barreiro está integrada na estratégia de expansão da iniciativa a diferentes regiões do país, de modo a levar esta resposta social a um número cada vez maior de pessoas com problemas de memória ou demência, seus familiares e cuidadores. O Café Memória já está presente  noutras cidades como Lisboa, Cascais, Porto, Viana do Castelo, Oeiras, Viseu, Braga, Guimarães, Madeira, Barcelos, Almada, Sintra, Évora, Esposende e Sesimbra.

 

Em seis anos, o projeto já promoveu mais de 751 sessões, chegando a mais de 13.300 participantes, e formou 550 voluntários, que já dedicaram cerca de 21.700 horas ao projeto. O projeto contou também com a participação dos mais de 1.000 convidados entre especialistas, técnicos e pessoas interessadas na área das demências, que muito têm contribuído para a consolidação do projeto e para o suporte às pessoas e famílias abrangidas pela iniciativa.

Café Memória chega a Sesimbra

18.6.2019

A Sonae Sierra e a Associação Alzheimer Portugal assinam hoje, 19 de junho, um protocolo com o Município de Sesimbra e a Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra para a criação de um Café Memória na cidade, naquela que passa a ser a 20ª unidade desta rede de pontos de encontro destinados a pessoas com problemas de memória ou demência, seus familiares e cuidadores.

As sessões irão realizar-se no Espaço Memória (Rua Antero de Quental, nº 15), nos quartos sábados de cada mês, entre as 10h00 e as 12h00, com entrada livre e sem necessidade de inscrição prévia. A primeira sessão realiza-se já este sábado, 22 de junho.

A chegada do projeto à cidade de Sesimbra está integrada na estratégia de expansão da iniciativa a diferentes regiões do país, de modo a levar esta resposta social a um número cada vez maior de pessoas com problemas de memória ou demência, seus familiares e cuidadores. Com este acordo, o projeto, criado em 2013, passa a contar com 20 locais de encontro distribuídos um pouco por todo o país: Lisboa (em cinco espaços diferentes), Cascais, Porto, Viana do Castelo, Oeiras, Viseu, Braga, Guimarães, Madeira, Barcelos, Almada, Leiria, Sintra, Évora, Esposende e, agora, Sesimbra.
 

Café Memória chega a Esposende

15.10.2018

A Associação Alzheimer Portugal e a Sonae Sierra assinam hoje, 16 de outubro, um protocolo com o Município de Esposende e o Centro Social da Juventude Unida de Marinhas para a criação de um Café Memória na cidade.

As sessões irão decorrer na Casa da Juventude de Esposende (Av. Dr. Henrique Barros Lima, 4740-203 Esposende), no 3.º sábado de cada mês, das 10h00 às 12h00, com entrada livre e sem necessidade de inscrição prévia. A primeira sessão está agendada para dia 17 de novembro de 2018. 

A chegada do projeto à cidade de Esposende contribui para a expansão desta rede de apoio pelo país, levando esta resposta social a um número cada vez maior de pessoas com problemas de memória ou demência, seus familiares e cuidadores. 

O café Memória, criado em 2013, passa a contar com 19 pontos de encontro: Lisboa (em cinco locais diferentes), Cascais, Porto, Viana do Castelo, Oeiras, Viseu, Braga, Guimarães, Madeira, Barcelos, Almada, Leiria, Sintra, Évora e, agora, Esposende.

 

Até à data, já foram realizadas 625 sessões de Café Memória, com cerca de 10.000 participações, maioritariamente de cuidadores e familiares de pessoas com demência, tendo sido formados mais de 500 voluntários que já dedicaram perto de 17.000 horas ao projeto.

Storytelling promete eternizar o Café Memória

16.6.2019

A Alzheimer Portugal, em parceria com a Agência Nave 16, lançou o seu primeiro projeto de Storytelling dedicado ao Café Memória, no passado sábado, 15 de junho de 2019.

A apresentadora e escritora Luísa Castel-Branco é embaixadora deste projeto de storytelling, que promete eternizar a história do Café Memória através da experiência de vários intervenientes e beneficiários.


Na última sessão do Café Memória de Cascais no passado sábado, na Portugália do Cascaishopping, recebemos a embaixadora do projeto para falar sobre “Histórias e Memórias”. O tema cruzou-se com as vivências dos cuidadores e pessoas com demência que habitualmente frequentam este local de encontro e que aproveitaram esta oportunidade para conhecer pessoalmente a Luísa Castel-Branco, conversar com ela sobre o seu percurso profissional e pessoal e partilharem experiências de vid
.


Este projeto de storytelling consiste num desafio lançado pela agência de comunicação Nave16 que decidiu apoiar esta causa social para contar as histórias do Café Memória que não podem ser esquecidas. 


Projeto Café Memória selecionado para receber Donativo Participativo

11.10.2018

A Alzheimer Portugal, com o projeto Café Memória, foi uma das selecionadas pelos colaboradores do Santander para receber 7500€ do Donativo Participativo, criado para apoiar financeiramente projetos sociais ou ambientais. 


Esta é a primeira edição do “Quem Faz Bem – Donativo Participativo” do Santander, que tem como finalidade reconhecer e apoiar financeiramente os projetos das IPSS, ONG, Fundações ou Associações, com ações desenvolvidas em Portugal nas áreas da educação, empreendedorismo e criação de emprego, bem-estar social e ambiente, que visem melhorar a qualidade de vida das pessoas.


Os projetos foram apresentados pelos colaboradores do Santander, que se tornaram “padrinhos ou madrinhas” dos mesmos, tendo sido recebidas 145 candidaturas de todo o país. Após análise e seleção das 15 iniciativas finalistas, procedeu-se a um sistema de votação online entre todos os colaboradores do Banco que elegeram então os quatro vencedores.

A Alzheimer Portugal agradece à voluntária Sónia Ferreira, madrinha e colaboradora do Banco, por escolher o Café Memória para o candidatar a este concurso interno.


As outras associações apoiadas foram: Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro, BIPP – SEMEAR e CASA – Centro de Apoio ao Sem-Abrigo da Madeira.

Café Memória Faz-se à Estrada

16.4.2018

Este mês, o Café Memória faz-se à estrada!

Depois do sucesso conseguido nos últimos 5 anos, a Alzheimer Portugal e a Sonae Sierra, em parceria com a Fundação Montepio, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, lançam hoje uma nova vertente do Café Memória, que tem como objetivo percorrer as estradas de Portugal para chegar às populações que vivem fora dos grandes centros urbanos: o Café Memória Faz-se à Estrada.

Esta iniciativa consiste na aplicação inovadora de um modelo assente na itinerância, já usado em outros contextos e épocas, para ir ao encontro de comunidades menos favorecidas do ponto de vista social e geográfico.

A primeira sessão itinerante irá decorrer já no próximo dia 20 de abril em Portimão, com o apoio local do Município no Museu de Portimão, das 17h00 às 19h00.

Posteriormente, o Café Memória Faz-se à Estrada irá visitar muitos outros concelhos do País. Mirandela e Peniche serão os próximos destinos onde decorrerão sessões itinerantes, em datas a anunciar brevemente.

5º aniversário Café Memória

5.4.2018

O projeto Café Memória, que arrancou pela primeira vez como um projeto-piloto em Abril de 2013, comemorou este mês o seu quinto aniversário.

A sessão comemorativa teve lugar no Café Memória do Colombo e contou com a participação especial de Margarida Pinto Correia que falou sobre o seu testemunho como cuidadora.

Atualmente há 18 Cafés Memórias em todo o país e até 2017 o projeto contou mais de 460 sessões, com cerca de 7.800 participações, tendo formado cerca de 485 voluntários que já dedicaram mais 13.660 horas a este projeto.

Demência debatida todos os meses à mesa do Café

14.1.2018

Notícia no Correio do Minho

Café Memória no Programa "Juntos à Tarde" na SIC

4.1.2018

Catarina Alvarez, Coordenadora do Café Memória, esteve no dia 3 de janeiro de 2018 no programa "Juntos à Tarde" na SIC.

Renovação Protocolo Café Memória Almada

15.12.2017

No dia 19 de dezembro, terça-feira, a partir das 14h30, no Fórum Municipal Romeu Correia – Sala Pablo Neruda, em Almada, é assinado o protocolo que permite que o Projeto Café Memória prossiga, em 2018, no concelho de Almada.

Café Memória no Programa "É a vida Alvim"

13.12.2017

No passado dia 2 de dezembro de 2017, Catarina Alvarez, Coordenadora do Café Memória, esteve no Programa "É a Vida Alvim", no Canal Q.

Café Memória chega a Évora

6.12.2017

A Alzheimer Portugal e a Sonae Sierra assinam a 7 de dezembro um protocolo com a Universidade de Évora para a criação de um Café Memória na cidade. São ainda parceiros locais deste novo Café Memória o Município de Évora, a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a Fundação Eugénio de Almeida, a Fundação Alentejo, as Empresas NephroCare, DECSIS e a Delta Cafés.

 

As sessões irão decorrer no Espaço - Igreja do Convento do Salvador (R. do Salvador, nº 2­), no 4.º sábado de cada mês, das 10h00 às 12h00, com entrada livre e sem necessidade de inscrição prévia. A primeira sessão está agendada para dia 27 de janeiro de 2018.

 

A chegada do projeto à cidade de Évora está integrada na estratégia de expansão da iniciativa a diferentes regiões do país, de modo a levar esta resposta social a um número cada vez maior de pessoas com problemas de memória ou demência, seus familiares e cuidadores. Com este acordo, o projeto, criado em 2013, passa a contar com 18 locais de encontro: Lisboa (em cinco espaços diferentes), Cascais, Porto, Viana do Castelo, Oeiras, Viseu, Braga, Guimarães, Madeira, Barcelos, Almada, Leiria, Sintra, e agora, Évora.

Café Memória chega a Sintra

6.11.2017

A Associação Alzheimer Portugal e a Sonae Sierra assinam no próximo dia 8 de novembro, às 17h00, no MU.SA - Museu das Artes de Sintra, um protocolo com a Casa de Saúde do Telhal, entidade promotora local para a criação de um Café Memória neste concelho, o qual contará ainda com o apoio do Município de Sintra e do Centro de Cultura e Desporto Sintrense. 

 

As sessões irão funcionar na Cafetaria Casa Mantero da Biblioteca Municipal de Sintra, nos segundos sábados de cada mês, das 10h às 12h, com entrada livre e sem necessidade de inscrição prévia. A primeira sessão está agendada para o próximo dia 11 de novembro de 2017.

 

A expansão do projeto ao concelho de Sintra está integrada na estratégia de alargamento da iniciativa a diferentes regiões do país, de modo a levar esta resposta social a um número cada vez maior de pessoas com problemas de memória ou demência, seus familiares e cuidadores. Com este acordo, o projeto, criado em 2013, passa a contar com 17 locais de encontro: Lisboa (em cinco espaços diferentes), Cascais, Porto, Viana do Castelo, Oeiras, Viseu, Braga, Guimarães, Madeira, Barcelos, Almada, Leiria, e agora, Sintra.

Artigo sobre Café Memória na "Alzheimer Europe Magazine"

13.10.2017

"The Alzheimer Europe Magazine", Issue 25, October 2017

Sessão Especial em Loulé

1.10.2017

O Café Memória terá uma sessão especial em Loulé, no dia 12 de outubro, pelas 16 horas.

 

Esperamos por si na Escola Secundária de Loulé, Avenida Laginha Serafim.

A participação é gratuita e não necessita de inscrição prévia.


Contacto:

tel.: 935 044 787

Sessão Especial em Óbidos

1.10.2017

O Café Memória terá uma sessão especial em Óbidos, no dia 10 de outubro, pelas 17 horas.

 

Esperamos por si no Espaço Ó (junto à Porta principal da Vila).

A participação é gratuita e não necessita de inscrição prévia.


Contactos:

tel.: 262 958 799
conferencias.adsfan@gmail.com

Café Memória chega a Marvila e ao Campo Pequeno

20.9.2017

A Associação Alzheimer Portugal  e a Sonae Sierra assinam dia 21 de setembro, às 15h30, um protocolo com o Município de Lisboa e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, no Salão Nobre da Câmara Municipal, para a criação de dois novos Cafés Memória na cidade, situados no Campo Pequeno e em Marvila.

No Campo Pequeno, as sessões irão funcionar na Biblioteca Palácio Galveias, no segundo sábado de cada mês, das 10h00 às 12h00. Em Marvila, as sessões decorrerão na Biblioteca Municipal, no quarto sábado de cada mês, das 10h00 às 12h00. A entrada é livre e sem necessidade de inscrição prévia.

A expansão territorial do projeto na cidade de Lisboa insere-se na estratégia de crescimento da iniciativa, numa lógica de proximidade, com o objetivo de levar esta resposta social a um número cada vez maior de pessoas com problemas de memória ou demência, seus familiares e cuidadores. Com este acordo, o projeto criado em 2013 passa agora a contar com cinco Cafés Memória em zonas distintas da cidade: Colombo, Chiado, Castilho, Campo Pequeno e Marvila.

Seminário "Inovação Social em Viseu Dão Lafões"

16.7.2017

Decorreu no dia 13 de julho o Seminário "Inovação Social em Viseu Dão Lafões", que contou com a participação do Presidente das Obras Sociais, Dr. José Carreira, na qualidade de coordenador do Centro de Apoio Alzheimer Viseu, focando o trabalho desenvolvido no Café Memória de Viseu.

Visita à Casa das Histórias Paula Rego - Café Memória Cascais

14.6.2017

A sessão do mês de junho do Café Memória de Cascais não se realizará, como é habitual, no restaurante Portugália do Cascaishopping. Este mês vamos ter o privilégio de fazer uma visita à Casa das Histórias Paula Rego em Cascais (Av. da República, 300), no horário habitual da sessão, das 9h às 11h. Apareçam!

Jornalista Fernando Correia participa no CAFÉ MEMÓRIA Viseu

2.4.2017

O Jornalista Fernando Correia foi o orador convidado na sessão de março do CAFÉ MEMÓRIA Viseu.

 

No seu testemunho partilhou a sua experiência de cuidador e os desafios provocados pela Demência. Salientou a importância de olharmos para pessoa para além das suas limitações e dificuldades, sendo que o respeito e o carinho são fundamentais!

Veja aqui a notícia publicada pelo Diário de Viseu.

Veja aqui a notícia publicada pelo diário digital Dão e Demo.

Leiria vai ter Café Memória

4.6.2017

A Sonae Sierra e a Associação Alzheimer Portugal vão assinar um protocolo com a Câmara Municipal de Leiria e a Sumol+Compal, para trazer o CAFÉ MEMÓRIA a este concelho. A cerimónia terá lugar no dia 8 de junho, às 17h00, na Biblioteca Municipal.

As sessões irão realizar-se no quarto sábado de cada mês, das 10h00 às 12h00, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria. A primeira sessão está agendada para o dia 24 de junho de 2017.

Café Memória na Rádio Renascença

3.5.2017

O 4º aniversário do Café Memória não passou despercebido à Radio Renascença! No dia 2 de maio, a jornalista Miriam Gonçalves entrevistou a coordenadora do projeto sobre o formato e objetivos desta resposta e o que tem sido desenvolvido ao longo destes quatro anos no terreno.

2º Aniversário do CAFÉ MEMÓRIA Oeiras

23.4.2017

O 2º Aniversário do CAFÉ MEMÓRIA Oeiras foi celebrado com uma sessão especial de estimulação e relaxamento, em colaboração com o Centro Nuno Belmar da Costa, em Oeiras.

CAFÉ MEMÓRIA Viseu celebra o 2º aniversário

23.4.2017

O 2º aniversário do CAFÉ MEMÓRIA Viseu foi assinalado com muita alegria e boa música! A presença e testemunhos do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Joaquim Seixas, da Coordenadora Nacional do Projeto Café Memória, Dra. Catarina Alvarez, e do Presidente da Alzheimer Portugal, Dr. José Carreira, deram o mote para a boa disposição e o músico Filipe Cardoso, além de nos falar sobre as potencialidades da música, tocou, cantou e pôs todos os participantes a cantar.

No âmbito do 2º aniversário do CAFÉ MEMÓRIA Viseu, os meios de comunicação local divulgaram a iniciativa:

http://www.ruadireita.pt/este-nosso-territorio/cafe-memoria-de-viseu-celebra-2-o-aniversario-17974.html

http://www.daoedemo.pt/noticias/detalhes/2298

Notícia publicada no Diário de Viseu.

Formação de voluntários em Braga

13.4.2017

A plataforma de comunicação online, Braga TV, publicou esta quarta-feira uma notícia no ãmbito da formação de voluntários do CAFÉ MEMÓRIA Braga.

Sessão de abril do Café Memória Braga

12.4.2017

A sessão de atividades com recurso a jogos estratégicos no Café Memória Braga foi um sucesso! O jornal Press Minho publicou uma notícia.

No Café Memória tenta-se esquecer o Alzheimer durante uma manhã

12.4.2017

Na celebração do 4º aniversário do Café Memória o jornal PÚBLICO fez-nos uma visita e foi conhecer três voluntárias do projeto. A notícia foi publicada no dia 9 de abril.

Uma mesa de peso no 4º aniversário do Café Memória

5.4.2017

O Café Memória tem sido um projeto muito acarinhado pelos dirigentes da Alzheimer Portugal. No 4º aniversário estiveram presentes 4 presidentes da Associação: o atual, José Carreira, e os 3 anteriores, João Carneiro da Silva, Maria Rosário Zincke dos Reis e Manuela Morais.

4º Aniversário do projeto Café Memória

1.4.2017

No dia 1 de abril celebrámos o 4º aniversário do Café Memória na Portugália do Colombo. Foi uma sessão muito especial com um convidado e um tema apreciado por toda a gente.

Foi em torno do tema felicidade que se desenvolveu toda a sessão: para começar os participantes foram desafiados a escolher frases com diversas situações ou coisas que os podem fazer felizes e, após saborear uma chávena de café ou chá e uma fatia de bolo, teve lugar a palestra sobre o tema felicidade para as pessoas mais velhas, proferida pelo Professor Doutor Américo Baptista, licenciado em Psicologia e Doutorado em Ciências Biomédicas. Foi, sem dúvida, uma excelente forma de arrancar com mais um ano de atividades!
Renovamos uma vez mais os nossos agradecimentos aos nossos fantásticos parceiros institucionais e a todos aqueles os que nos apoiam localmente para tornar possível a realização dos vários Cafés Memória no país.

Voluntários são mais saudáveis

29.3.2017

Voluntariado dá saúde e traz maiores oportunidades de emprego são as conclusões de um estudo publicado na revista científica PLOS ONE, que foi levado a cabo pela Universidade de Ghent na Bélgica e que analisou dados de mais de 40 mil pessoas, em 29 países europeus, incluindo Portugal. Veja aqui a notícia publicada na revista Visão.

Palestra sobre "O Bem-Estar do Cuidador Familiar" no CAFÉ MEMÓRIA Madeira

20.3.2017

Divulgação da sessão de março no Diário de Notícias Madeira.

Município de Cascais distingue o contributo dos seus voluntários

5.3.2017

No dia 3 de março, o município de Cascais homenageou o trabalho dos voluntários que colaboram em iniciativas, equipamentos e instituições do concelho. Em representação da Alzheimer Portugal e do CAFÉ MEMÓRIA Cascais estiveram presentes Catarina Alvarez, coordenadora da Rede Cafés Memória, e Patricia Charters, voluntária ativa em diversas iniciativas da Alzheimer Portugal.

CAFÉ MEMÓRIA regressa ao Madeira Shopping

20.2.2017

Divulgação da sessão de fevereiro no Diário de Notícias Madeira.

Artigo sobre a Rede CAFÉ MEMÓRIA na Newsletter de Fevereiro da Alzheimer Europe

1.2.2017

CAFÉ MEMÓRIA na Revista AMAR

8.2.2017

A revista mensal da comunidade portuguesa no Canadá, AMAR, publicou uma notícia sobre o Café Memória, dedicada à sessão de janeiro que decorreu em Viseu e foi dinamizada pela equipa do Roteiro Nacional da Cidadania de Portugal, um projeto que desafia as redes e as comunidades locais de todo o país a uma viagem de descoberta, reflexão e ação sobre cidadania e participação.

CAFÉ MEMÓRIA vai abrir em Almada

18.12.2016

É com enorme satisfação que terminamos o ano de 2016 com a abertura de mais um CAFÉ MEMÓRIA, que agora chega ao concelho de Almada. Será pelas 16h00 do próximo dia 20 de dezembro o evento de lançamento e a assinatura do protocolo entre a Sonae Sierra, a Associação Alzheimer Portugal, a Câmara Municipal de Almada, a Santa Casa da Misericórdia de Almada, e membros do Grupo Concelhio de Idosos de Almada.

As sessões irão funcionar no Museu Municipal de Almada nos segundos sábados de cada mês, das 10h30 às 12h30, com entrada livre e sem necessidade de inscrição prévia. A primeira sessão está agendada para o próximo dia 14 de janeiro de 2017!

CAFÉ MEMÓRIA na TSF

16.12.2016

A TSF assistiu a uma sessão do CAFÉ MEMÓRIA e entrevistou a coordenadora do projeto, Catarina Alvarez, que falou sobre a iniciativa e os desafios dos cuidadores, e ainda duas participantes que deram o seu testemunho enquanto cuidadoras de familiares com diagnóstico de demência.

Notícia sobre CAFÉ MEMÓRIA Barcelos

15.12.2016

Barcelos Popular lança notícia a propósito da abertura do CAFÉ MEMÓRIA Barcelos.

Jornal de Barcelos divulga abertura do CAFÉ MEMÓRIA

14.12.2016

Notícia sobre a abertura do CAFÉ MEMÓRIA BARCELOS.

CAFÉ MEMÓRIA em Barcelos

12.12.2016

No passado dia 7 de dezembro, a Sonae Sierra e a Associação Alzheimer Portugal assinaram um protocolo com a Câmara Municipal de Barcelos e a Casa de Saúde S. João de Deus, na qualidade de entidades promotoras locais, e com o estabelecimento Café na Praça, para a criação de um CAFÉ MEMÓRIA em Barcelos.

 

As sessões irão funcionar no Café na Praça, em Barcelos, nos segundos sábados de cada mês, das 10h00 às 12h00, com entrada livre e sem necessidade de inscrição prévia. A primeira sessão está agendada já para o próximo dia 11 de fevereiro de 2017.

Com este acordo, o CAFÉ MEMÓRIA passa a contar com doze locais de encontro: Lisboa-Colombo, Lisboa-Chiado, Lisboa-Castilho, Cascais, Porto, Viana do Castelo, Oeiras, Viseu, Braga, Guimarães, Madeira e, agora, Barcelos.

CAFÉ MEMÓRIA Viana do Castelo celebra 2º aniversário com diversas iniciativas

27.11.2016

O CAFÉ MEMÓRIA Viana do Castelo celebrou o seu 2º aniversário em grande: na manhã de sábado, 26 de novembro, teve lugar a sessão de aniversário no novo espaço, o restaurante "Taberna do Valentim", que foi reservada a muitas emoções e surpresas! Ao longo do fim-de-semana continuaram as celebrações, com iniciativas dirigidas a todas as idades: dramatização da história d'O Pequeno Elefante Memo, Exposição "2 anos de Café Memória" e a realização de rastreios cognitivos

2º aniversário do CAFÉ MEMÓRIA Porto

21.11.2016

No dia 12 de novembro de 2016, celebrámos mais um ano de atividade do CAFÉ MEMÓRIA Porto. Foi também a celebração de 2 anos de encontros, recheados de aventuras, aprendizagens e partilhas!

CAFÉ MEMÓRIA chega à ilha da Madeira

5.10.2016

A Sonae Sierra e a Delegação da Madeira da Associação Alzheimer Portugal assinaram, dia 4 de outubro de 2016, um protocolo com a Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, o grupo ENOTEL e ainda o restaurante Yuan Sushi Wok, para a criação de um CAFÉ MEMÓRIA na Madeira.
As sessões irão realizar-se no restaurante Yuan Sushi Wok do MadeiraShopping, aos quartos sábados de cada mês, das 9h às 11h, e a primeira sessão está agendada já para o próximo dia 22 de outubro de 2016!

CAFÉ MEMÓRIA é divulgado na revista Notícias Magazine

1.10.2016

Artigo sobre Doença de Alzheimer publicado na revista Notícias Magazine dá destaque aos cuidadores e ao CAFÉ MEMÓRIA!

Balanço positivo do CAFÉ MEMÓRIA de Braga

23.9.2016

O Diário do Minho publicou no dia 24 de setembro uma notícia sobre o CAFÉ MEMÓRIA
Conheça o balanço dos primeiros 9 meses de funcionamento da iniciativa em Braga.

Entrevista sobre o CAFÉ MEMÓRIA de Viseu

25.9.2016

O CAFÉ MEMÓRIA recebeu um grande destaque na newsletter de setembro do Centro Hospitalar de Tondela-Viseu, numa entrevista a José Carreira, Presidente da IPSS – Obras Sociais do Pessoal da Câmara Municipal e Serviços Municipalizados de Viseu (a partir da página 13).

CAFÉ MEMÓRIA na SIC Mulher

20.9.2016

No Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer, a coordenadora do CAFÉ MEMÓRIA, Catarina Alvarez, e dois cuidadores, participantes do CAFÉ MEMÓRIA, foram entrevistados no programa Faz Sentido da SIC Mulher, apresentado pela Adelaide de Sousa.

Passeio da Memória 2016

17.9.2016

Técnicos, participantes, voluntários e amigos do CAFÉ MEMÓRIA juntaram-se à Alzheimer Portugal no Passeio da Memória de Oeiras de 2016.

 

Esta caminhada solidária assinalou o Dia Mundial da Doença de Alzheimer, que se comemora no dia 21 de setembro! Foi uma excelente oportunidade de convívio, atividade física, sensibilização e angariação de fundos.

Agora já é possível apoiar o CAFÉ MEMÓRIA com o seu donativo!

11.8.2016

Sabia que agora já é possível apoiar a causa de forma simples e rápida?

 

Basta preencher o formulário seleccionando a opção 'Café Memória' e receberá no seu email os dados para fazer o seu donativo através do multibanco com toda a segurança. Com os respetivos dados pode efetuar o pagamento em qualquer caixa multibanco (ATM) ou no seu homebanking, em 'Pagamento de Serviços'.

 

Ajude-nos a chegar a cada vez mais pessoas com o seu contributo!

 

Artigo publicado no portal Ei Montepio dá a conhecer os projetos CUIDAR MELHOR e CAFÉ MEMÓRIA

19.5.2016

Despertar o escritor que há em nós!

17.5.2016

Nas sessões de abril e maio, dos CAFÉ MEMÓRIA de Cascais e do Colombo, desafiámos a imaginação dos nossos participantes com uma atividade de construir pequenas histórias que tinham que obedecer a um determinado estilo e incluir algumas palavras no seu texto.

 

A ideia de descobrirmos o escritor que há em nós, fez-nos perceber que além de médico e de louco, também de escritor todos temos um pouco!

As histórias, escritas em tão pouco tempo, foram de uma imaginação notável, provocaram muitas gargalhadas e um ambiente super divertido!

Como combinado partilhamos convosco todas as histórias que resultaram desta atividade. Clicar aqui para ler as histórias do CAFÉ MEMÓRIA de Cascais, e aqui para ler as histórias do CAFÉ MEMÓRIA do Colombo.

Entrevista da coordenadora dos projetos CAFÉ MEMÓRIA e CUIDAR MELHOR para a revista digital "Delas"

15.5.2016

Projeto CAFÉ MEMÓRIA celebra 3º aniversário

4.4.2016

Parece que foi "ontem" mas o Projeto CAFÉ MEMÓRIA já fez 3 anos!
No dia 2 de abril de 2016, celebrámos o 3º aniversário do CAFÉ MEMÓRIA no restaurante Portugália do Centro Colombo e convidámos a Dra. Paula Guimarães para nos falar sobre os Direitos das Pessoas com Demência. Contámos com a presença de vários participantes e convidados, entre os quais alguns representantes dos parceiros do projeto.

A celebração deu-nos motivação adicional para continuar a desenvolver o projeto e fazer todos os esforços para alargar a rede de CAFÉS MEMÓRIA no país.

 

Cidade de Braga acolhe CAFÉ MEMÓRIA

19.12.2015

A Sonae Sierra e a Associação Alzheimer Portugal acabam de assinar um protocolo com a Câmara Municipal de Braga, para a criação de um CAFÉ MEMÓRIA neste concelho que contará ainda com os apoios do Agrupamento de Centros de Saúde Cávado I - Braga, do café “A Brasileira” no centro da cidade e das empresas Tools to Live Joalharia e Bernardo da Costa - Comércio de Equipamentos de Segurança, Lda.

 

As sessões do CAFÉ MEMÓRIA de Braga irão funcionar no café "A Brasileira”, nos segundos sábados de cada mês, das 10h às 12h, sendo que a primeira sessão está agendada para o próximo dia 9 de janeiro de 2016.

 

CAFÉ MEMÓRIA do Porto celebra 1º aniversário

16.11.2015

No dia 14 de novembro de 2015 festejámos o primeiro aniversário do CAFÉ MEMÓRIA do Porto! Foi um encontro muito especial, repleto de sorrisos e gargalhadas despoletados por uma sessão muito divertida de Yoga do Riso.

Desde o seu lançamento e ao longo de 12 sessões, o CAFÉ MEMÓRIA do Porto proporcionou aos participantes um conjunto de atividades lúdicas e estimulantes e o encontro com especialistas de diferentes áreas como a neurologia, psicologia social, nutrição, ação social, terapia ocupacional e o design que abordaram o tema da demência e as  problemáticas que lhe estão associadas.

No total, esta iniciativa local contou com 203 participações, 30 convidados e 24 voluntários que dedicaram 380 horas ao projeto.

A Metropolitana associa-se ao CAFÉ MEMÓRIA

1.11.2015

A AMEC/METROPOLITANA, que tutela a Orquestra Metropolitana de Lisboa, associou-se ao projeto CAFÉ MEMÓRIA, numa parceria singular para promover a Música ao Vivo com o intuito de proporcionar momentos de bem-estar às pessoas com demência e seus cuidadores, principal público-alvo destes pontos de encontro que se realizam com regularidade em vários pontos do país.

Duo Flauta e Harpa

Sábado, 7 de novembro 2015, 9H00, Restaurante Portugália, Centro Comercial Colombo 

Solistas: Nuno Inácio (flauta), Carolina Coimbra (harpa)

 

Brahms

Sábado, 12 de dezembro de 2015, 10H00, Sala do Brazão do Museu de São Roque

Solistas: Alexêi Tolpygo, Ágnes Sárosi (violinos), Irma Skenderi, Valentin Petrov (violas)

 

Bach x 2

Sábado, 27 de fevereiro de 2016, 15h00, Espaço Santa Casa

Solistas: Nuno Inácio (flauta), Marcos Magalhães (cravo) 

Descubra mais sobre a Orquestra Metropolitana de Lisboa em www.metropolitana.pt

Benefícios da Música na Pessoa com Demência por Maria Gabriela Nicolau (Musicoterapeuta)

1.11.2015

Cada vez mais se salientam os efeitos positivos da música na Pessoa com Demência. As atividades musicais regulares podem trazer benefícios cognitivos, emocionais e sociais e, não obstante o processo irreversível que acontece na demência, a Pessoa, de uma forma geral, continua a ter capacidade para responder musicalmente. A própria interação musical que surge em algumas atividades musicais, ajuda a quebrar o isolamento que muitas vezes se verifica, promovendo o bem-estar da Pessoa.
Para além disso, a utilização de músicas conhecidas permite o acesso a memórias e emoções passadas que, de outra forma, seriam de difícil alcance. Nestas situações a Pessoa recupera momentaneamente um sentido identitário; como se o passado, através da experiência musical, ficasse embebido na música, revelando-se uma experiência muito significativa e positiva para a Pessoa.
 

Veja o efeito surpreendente da música em pessoas com demência e Alzheimer nos seguintes vídeos:


https://www.youtube.com/watch?v=Hbd9wQCZQg&lc=z13ciz55fxm4sp5ml22xgvyqptjpw13rs04


https://www.youtube.com/watch?v=fyZQf0p73QM
 

CAFÉ MEMÓRIA e CUIDAR MELHOR apresentados na conferência "O Mutualismo e a Intervenção na Demência"  

5.10.2015

No dia 1 de outubro de 2015, Catarina Alvarez foi convidada a participar como oradora na conferência intitulada "O Mutualismo e a Intervenção na Demência", para apresentação dos projetos CAFÉ MEMÓRIA e CUIDAR MELHOR e seus resultados. Esta conferência teve lugar no Auditório da Câmara Municipal das Caldas da Rainha e fez parte de um ciclo de conferências organizado pela RedeMut - Associação Portuguesa de Mutualidades, em parceria com outras entidades.

Passeio da Memória 2015

24.9.2015

Para assinalar o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer, que se comemora no dia 21 de setembro, o CAFÉ MEMÓRIA e os Gabinetes CUIDAR MELHOR juntaram-se novamente à associação Alzheimer Portugal na organização do Passeio da Memória de Oeiras. Esta caminhada solidária realizou-se no domingo de manhã, e teve como ponto de partida a Baía de Caxias, na Marginal. À semelhança do ano passado, a iniciativa foi um sucesso! Centenas de pessoas caminharam 6 km por esta causa solidária, que tem como objetivos informar e consciencializar para a importância de reduzir o risco de desenvolver demência, para os sinais de alerta da Doença de Alzheimer e, ainda, para a importância do diagnóstico atempado.

Sumol+Compal apoia a sessão de setembro do CAFÉ MEMÓRIA Lisboa-Colombo 

31.8.2015

É com muito gosto que anunciamos que o nosso parceiro Sumol+Compal alargou o seu apoio ao projeto, patrocinando a sessão de setembro do CAFÉ MEMÓRIA Lisboa-Colombo. Cumprimentos muito agradecidos de toda a equipa a esta empresa solidária!

Artigo sobre o CAFÉ MEMÓRIA no "Oeiras Atual" 

7.5.2015

Na edição de abril/maio de 2015 do Boletim Municipal "Oeiras Atual" foi publicado um artigo sobre o CAFÉ MEMÓRIA. Para visualizar, clique aqui.

Balanço de um ano de atividade do CAFÉ MEMÓRIA de Campo Maior

29.9.2015

O CAFÉ MEMÓRIA de Campo Maior terminou o seu primeiro ano de atividade em setembro de 2015, tendo sido decidido não dar continuidade à iniciativa devido a um conjunto de contingências locais que dificultou a sua concretização. Ainda assim, a avaliação foi positiva, sobretudo no que respeita ao empenho de toda a equipa e à sensibilização dos voluntários e da comunidade local para o tema das Demências. Apesar de não renovarmos o protocolo em Campo Maior, a Delta Cafés continua a colaborar com os outros CaféS Memória no apoio à logística das sessões com o fornecimento de máquinas de café e produto, o que muito tem ajudado ao desenvolvimento do projeto !

CAFÉ MEMÓRIA chega a Viseu 

18.5.2015

A Sonae Sierra e a Associação Alzheimer Portugal acabam de assinar um protocolo com a Câmara Municipal de Viseu, as Obras Sociais do Pessoal da Câmara Municipal e Serviços Municipalizados de Viseu e a Escola Superior de Educação de Viseu para a criação de um CAFÉ MEMÓRIA na cidade de Viseu. O projeto contará ainda com o apoio da Novartis, que contribui financeiramente para a concretização desta iniciativa local.

 

As sessões do CAFÉ MEMÓRIA de Viseu irão funcionar na Biblioteca Municipal, nos quartos sábados de cada mês, entre as 10h00 e as 12h00, sendo que a primeira sessão está agendada já para o próximo dia 23 de maio de 2015.

Café Memória divulgado no jornal Público

29.4.2015

No dia 25 de abril foi publicada uma notícia sobre o Café Memória no jornal Público.

CAFÉ MEMÓRIA chega ao concelho de Oeiras

15.4.2015

A Sonae Sierra e a Associação Alzheimer Portugal acabam de assinar um protocolo com a Câmara Municipal de Oeiras, a associação APOIO e o Rotary Club de Algés para a criação de um CAFÉ MEMÓRIA neste concelho.

Com este acordo, o projeto passa, assim, a contar com oito pontos de encontro: três em Lisboa, um em Cascais, um em Campo Maior, um em Viana do Castelo, outro no Porto e, em Oeiras.


As sessões irão funcionar em Algés, no Forum Apoio (R. Margarida Palla, 23 A), nos quartos sábados de cada mês, entre as 10h00 12h00. A primeira sessão está agendada já para o próximo dia 25 de Abril de 2015!

CAFÉ MEMÓRIA celebra 2º aniversário

14.4.2015

Com grande orgulho e satisfação festejámos no passado sábado, 11 de abril, no Porto, o segundo aniversário do CAFÉ MEMÓRIA. Foi uma sessão muito animada e de casa cheia, entre participantes, voluntários, e convidados! Recebemos também o Dr. Celso Pontes que nos veio falar sobre intervenção farmacológica na Demência.

Desde o seu lançamento, o CAFÉ MEMÓRIA conta já com sete locais de encontro em todo o país. Até ao dia de hoje, o projeto mobilizou 1.525 participações, maioritariamente cuidadores e familiares de pessoas com demência, e contou com o apoio de 153 voluntários que já dedicaram perto de 2.500 horas ao projeto. Contou ainda com a presença de cerca de 200 convidados, especialistas e pessoas interessadas na área das demências.

CAFÉ MEMÓRIA no programa de rádio da Antena 1 "O Amor é" 

18.3.2015

No passado dia 15 de março de 2015, o Professor Júlio Machado Vaz dedicou o seu programa de rádio na Antena 1 "O Amor é" ao CAFÉ MEMÓRIA. Aconselhamos os familiares e amigos de pessoas com Demência a ouvir o seu tocante testemunho e as suas pertinentes observações sobre a realidade que os cuidadores enfrentam no dia a dia. Para ouvir este programa, clique aqui.

CAFÉ MEMÓRIA marca presença na 1ª Edição do Seminário Internacional “Alzheimer e outras Demências: Conhecer, Compreender e Intervir"  title...

14.1.2015

No passado dia 9 de janeiro, a coordenadora do CAFÉ MEMÓRIA apresentou o projeto na 1ª Edição do Seminário Internacional "Alzheimer e outras Demências: Conhecer, Compreender e Intervir", iniciativa organizada em parceria pela Instituição Obras Sociais do Pessoal da Câmara Municipal e Serviços Municipalizados de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu e Câmara Municipal de Viseu. Para visualizar a notícia completa acerca do Seminário, clique aqui.

Os nossos voluntários em destaque no Portugal em Direto 

2.1.2015

No dia 30 de dezembro, os voluntários do CAFÉ MEMÓRIA deram a cara numa reportagem emitida pela RTP1 no programa Portugal em Direto. Pode visualizar a reportagem aqui, a partir do minuto 7.

Jornal i publica artigo sobre o CAFÉ MEMÓRIA

12.12.2014

NOVARTIS apoia as sessões de novembro do CAFÉ MEMÓRIA

3.11.2014

O CAFÉ MEMÓRIA agradece o apoio da empresa NOVARTIS para a realização das sessões de Novembro nos espaços de Lisboa-Colombo e de Cascais. O vosso contributo é fundamental à continuação do nosso trabalho. Obrigado!

CAFÉ MEMÓRIA em entrevista à RTP2 no programa "Sociedade Civil"

14.11.2014

A coordenadora do CAFÉ MEMÓRIA, Catarina Alvarez, foi convidada no programa "Sociedade Civil" da RTP2, no dia 10 de novembro.

CAFÉ MEMÓRIA pela primeira vez no Porto 

19.10.2014

É oficial ! O CAFÉ MEMÓRIA do Porto já é uma realidade.
Este acontecimento foi celebrado com a realização de uma tertúlia que teve por tema "As Demências em Portugal - Respostas e Desafios", e contou com a presença da Professora Doutora Constança Paúl, do Professor Dr. António Leuschner, do Professor Doutor Alexandre Castro Caldas e da coordenadora do projeto. O debate, moderado pela jornalista Fernanda Freitas, foi muito interessante e participado.
A sessões deste
CAFÉ MEMÓRIA vão acontecer todos os segundos sábados de cada mês, das 10h00 às 12h00, no Espaço Atmosfera M do Montepio, na Rua Júlio Dinis, nºs 150-160. A primeira sessão está marcada para dia o 8 de Novembro.

CAFÉ MEMÓRIA vai abrir em Viana do Castelo

29.9.2014

Vai abrir mais um CAFÉ MEMÓRIA em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo e com a HOPE! Respostas Sociais. As sessões vão ter lugar no restaurante Camelo do Estação Viana Shopping, nos quartos sábados de cada mês, entre as 09h00 e as 11h00, e contam com o apoio da loja Delta Gourmet e da Delta Cafés. A primeira sessão está prevista para o dia 22 de novembro. 

Este é o segundo CAFÉ MEMÓRIA a decorrer fora da região da Grande Lisboa, depois da recente chegada a Campo Maior. Com pouco mais de um ano de existência, o CAFÉ MEMÓRIA conta agora com seis pontos de encontro em todo o país: três em Lisboa, um em Cascais, um em Campo Maior e agora em Viana do Castelo.

Passeio da Memória 2014

23.9.2014

Para assinalar o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer, no dia 21 de setembro, o CAFÉ MEMÓRIA e os Gabinetes CUIDAR MELHOR juntaram-se à Associação Alzheimer Portugal na organização de uma caminhada solidária - o Passeio da Memória de Oeiras. Esta caminhada, de 6 km, ao longo da estrada Marginal, teve como ponto de partida a Baía de Caxias, e reuniu ao todo perto de 500 pessoas.

O CAFÉ MEMÓRIA e os Gabinetes CUIDAR MELHOR reuniram cerca de 100 participantes, técnicos, voluntários, familiares e amigos, que tiveram direito a exibir um "look" especial com os nossos chapéus cor de laranja.
Obrigada a todos pela vossa participação que ajudou a fazer desta iniciativa um sucesso!

CAFÉ MEMÓRIA abre em Campo Maior

11.9.2014

O evento de lançamento do CAFÉ MEMÓRIA em Campo Maior teve lugar no dia 11 de setembro, no Centro de Ciência do Café e contou com a participação do Senhor Comendador Rui Nabeiro, do Senhor Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, da Dra. Leonor Guimarães em representação da Associação Alzheimer Portugal e da Dra. Elsa Monteiro, Diretora de Sustentabilidade da Sonae Sierra. Contou ainda com as intervenções do Professor Doutor Alexandre Castro Caldas, Diretor do Instituto de Ciências da Saúde da UCP, da Dra. Paula Guimarães, da Fundação Montepio, e da Coordenadora do Projeto, Dra. Catarina Alvarez.

As sessões do CAFÉ MEMÓRIA em Campo Maior vão funcionar no Centro Internacional de Pós-Graduação Comendador Rui Nabeiro, nos segundos sábados de cada mês, entre as 10h e as 12h. A primeira sessão realizou-se no passado sábado, 13 de setembro, e foi um sucesso!

O nosso muito obrigado à Associação Coração Delta e à Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, assim como à fantástica equipa de voluntários, pela forma como acolheram este projeto!

CAFÉ MEMÓRIA expande atividade para Campo Maior

9.9.2014

Vai abrir mais um CAFÉ MEMÓRIA em parceria com a Associação Coração Delta e o apoio técnico da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior.
Esta iniciativa marca a primeira expansão do projeto para fora da região da Grande Lisboa, prevista para setembro deste ano.

O projeto passará, então, a contar com cinco pontos de encontro: três em Lisboa, um em Cascais e outro em Campo Maior.

O Senhor Comendador Rui Nabeiro, Presidente da Associação Coração Delta refere que “esta parceria é uma iniciativa extremamente positiva, pois eleva os níveis de qualidade de vida de muitas pessoas que sofrem com problemas de memória ou demência, dos familiares e cuidadores residentes em Campo Maior e nos concelhos limítrofes.

O Coração Delta associa-se a este projeto porque conhece a dura realidade de muitas famílias alentejanas. Acredito que todos temos um papel fulcral na sociedade – há sempre algo para fazer, por muito insignificante que a nossa contribuição pareça devemos vê-la como uma questão de compromisso, participação e co-responsabilização pela vida em sociedade. A implementação do Café Memória em Campo Maior dinamizará e ajudará as pessoas afetadas, eliminando o duro estigma social e o isolamento a que estão sujeitas.

O objetivo desta parceria está em perfeita sintonia com os valores e com a missão que Associação Coração Delta defende. Esperamos que esta iniciativa, seja exemplo e vontade para mais instituições se unirem e defenderem esta causa por todo o país.

A promoção do bem-estar das pessoas que sofrem este tipo de patologias deve ser uma preocupação nacional, pois é um problema de saúde pública relevante para Portugal".

 

 

CAFÉ MEMÓRIA participa na Jornada Informativa "Vamos falar sobre demências"

11.6.2014

CAFÉ MEMÓRIA organiza Jornada Informativa "Vamos falar sobre demências" em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a Associação Alzheimer Portugal. Este evento teve lugar dia 9 de junho na Feira do Livro de Lisboa e fizeram parte do programa um Workshop sobre "Estimulação Cognitiva" com a Dra. Sandra Ginó (psicóloga), um Momento de Leitura do livro "O Pequeno Elefante Memo", uma sessão CAFÉ MEMÓRIA, e uma Sessão de Informação com a Dra. Sofia Nunes de Oliveira (médica neurologista).

Revista Saúde e Bem-estar publica artigo sobre o CAFÉ MEMÓRIA

4.6.2014

Para visualizar o artigo publicado no dia 1 de junho na Revista Saúde e Bem-estar clique aqui.

Apresentação do projeto no 1º Encontro do Mestrado de Psicologia Social da Saúde do ISCT

2.6.2014

Decorreu nos dias 29 e 30 de maio o 1º Encontro do Mestrado de Psicologia Social da Saúde do ISCTE, subordinado ao tema "O Papel do Psicólogo Social da Saúde". A coordenadora do CAFÉ MEMÓRIA foi convidada a participar neste evento, para apresentar o projeto e os resultados do primeiro ano de atividade. Para consultar o programa completo deste encontro clique aqui.

Artigo no jornal Diário do Sul faz alusão à participação do CAFÉ MEMÓRIA no Simpósio "Café, Saúde & Sociedade" 

22.5.2014

Para visualizar a notícia completa acerca do Simpósio, publicada no jornal Diário do Sul, clique aqui.

CAFÉ MEMÓRIA marca presença no Simpósio "Café, Saúde & Sociedade" 

28.5.2014

A coordenadora do CAFÉ MEMÓRIA foi convidada para fazer uma apresentação do projeto no Simpósio "Café, Saúde & Sociedade", iniciativa organizada pelo Centro de Ciência do Café, inaugurado recentemente. Na sessão de abertura estiveram presentes o Ministro da Saúde, Dr. Paulo Macedo, o Presidente da Câmara de Campo Maior, Engº Ricardo Pinheiro, e o Comendador Rui Nabeiro.

Para visualizar o programa clique aqui.

 

CAFÉ MEMÓRIA no Destak 

18.5.2014

No dia 19 de maio, foi publicada uma notícia sobre o CAFÉ MEMÓRIA no jornal Destak.

CAFÉ MEMÓRIA no Diário de Notícias 

18.4.2014

No dia 19 de abril, foi publicada uma reportagem sobre o CAFÉ MEMÓRIA no Diário de Notícias.

 

1º Aniversário CAFÉ MEMÓRIA

6.4.2014

Celebrou-se no dia 5 de abril de 2014 o primeiro aniversário do CAFÉ MEMÓRIA, no restaurante Portugália do Centro Colombo. Contámos com a presença de cerca de 60 participantes, entre os quais pessoas com demência, cuidadores e familiares, voluntários, convidados e representantes dos nossos parceiros do projeto. Desafiámos os participantes a puxar pela memória, através de um jogo, e premiámos os vencedores com canecas do CAFÉ MEMÓRIA. Ouvimos, também, o Professor Doutor Alexandre Castro Caldas falar sobre queixas de memória e, por fim, cantámos os parabéns e apagámos a vela! Foram momentos de partilha, aprendizagem e, como sempre, muito boa disposição!

Aproveitamos para agradecer a todos os que tornaram possível a concretização deste projeto ao longo deste ano: participantes, voluntários e parceiros. Muito obrigado!

Canecas CAFÉ MEMÓRIA

31.3.2014

Já é possível beber o seu café numa das nossas canecas. Adquira já a sua e contribua para esta causa!
O nosso muito obrigado à SIGNA pelo desconto muito especial que fez na produção deste artigo.

CAFÉ MEMÓRIA completa primeiro ciclo de sessões com chave de ouro 

18.4.2014

Os dois Cafés Memória que abriram em Abril de 2013 completaram hoje na Portugália do Cascaishopping o primeiro ciclo de sessões. A Dra. Margarida Matos, terapeuta ocupacional da Alzheimer Portugal, foi a especialista convidada para falar sobre ocupação de tempos livres. Esta sessão foi a mais concorrida de sempre, com 33 participantes, uma equipa de duas técnicas e dez voluntárias e a presença de seis convidados. 

Desde o início do projeto até agora, foram acolhidos nos Cafés Memória de Lisboa (Centro Colombo) e Cascais, cerca de 150 pessoas, entre cuidadores, familiares e pessoas com problemas de memória ou demência. Mais de metade participaram em diversas sessões, facto que deixa a coordenação do projeto e os parceiros muito satisfeitos.

A equipa está pronta para dar início a um novo ciclo de encontros nos locais, periodicidade e horários do costume! 

CAFÉ MEMÓRIA no programa "Diário da Manhã" da TVI 

21.2.2014

No dia 21 de Fevereiro de 2014, a coordenadora do CAFÉ MEMÓRIA,  Catarina Alvarez, falou sobre o projeto no programa da TVI "Diário da Manhã".

CAFÉ MEMÓRIA em entrevista à Rádio Renascença 

21.2.2014

No dia 19 de Fevereiro de 2014, a propósito da parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa para abertura de mais dois Cafés Memória, a coordenadora Catarina Alvarez foi entrevistada pela Rádio Renascença.

Dois novos CAFÉ MEMÓRIA em Lisboa 

18.2.2014

A Sonae Sierra e a Associação Alzheimer Portugal acabam de assinar uma parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) para a criação de mais dois CAFÉS MEMÓRIA.

O objetivo foi expandir o projeto que passa a contar com a realização de quatro sessões mensais – três em Lisboa e uma em Cascais.  

Os CAFÉS MEMÓRIA da SCML vão funcionar na Cafetaria do Museu de S. Roque (Largo Trindade Coelho, ao Chiado) e no Espaço Santa Casa (Campo de Santa Clara), nos segundos e quartos sábados de cada mês, respetivamente. 

A primeira sessão está já marcada para o próximo dia 8 de março de 2014.

Esta parceria com a Santa Casa reveste-se de particular importância porque permite alargar o espetro de intervenção do  , graças ao prestigiado trabalho que esta instituição desenvolve há 515 anos junto dos idosos que tem na sua rede de cuidados.

Projeto CAFÉ MEMÓRIA - Avaliação de resultados 2013 

31.1.2014

Desde a data do seu lançamento em Abril de 2013 até Dezembro, os Cafés Memória de Lisboa e Cascais acolheram cerca de 120 participantes, Destes, mais de 70 eram cuidadores e/ou familiares de pessoas com demência. 

A concretização deste projeto também se deve ao apoio dos nossos parceiros institucionais e empresariais e da nossa equipa de trinta voluntários que nestes primeiros nove meses contribuiram com mais de 470 horas de trabalho !

O alcance do Café Memória pode-se ainda medir pelas diversas entidades que nos contactaram no sentido de replicar o conceito em Lisboa e outras zonas do País. Estes factos sustentam, assim, não só a continuidade do projeto em 2014 como a sua possível expansão.

Colaboração de Voluntárias do CAFÉ MEMÓRIA no Encontro de Profissionais do projeto CUIDAR MELHOR

1.12.2013

No dia 28 de Novembro de 2013 realizou-se o 1º Encontro de Profissionais "Cuidados a Prestar na Demência - Uma abordagem Prática e Integrada" organizado pelo Projeto Cuidar Melhor em colaboração com o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica.

Participaram no Encontro cerca de 200 profissionais de diversas áreas, um painel de especialistas: Professor Doutor Alexandre Castro Caldas, Médico Neurologista, Professora Doutora Graça Melo, Enfermeira, Dra. Maria do Rosário Zincke dos Reis, Advogada, Dra. Susana Viana, Chefe de Setor de Sintra do Instituto de Segurança Social e Dra. Ana Isabel Paiva, Psicóloga Clínica e ainda, como moderadora do Encontro, a Coordenadora do Projeto Café Memória e Cuidar Melhor, Dra. Catarina Alvarez.

Os temas abordados foram: A Demência de Início Precoce, A Sobrecarga do Cuidador Familiar, A Necessidade de um Diagnóstico Atempado, A Demência nas Pessoas que vivem isoladas, Prestação de Cuidados, Limites da Atuação da Família e dos Profissionais.

Apresentação do CAFÉ MEMÓRIA - Casa de Saúde da Idanha 

8.11.2013

No dia 6 de Novembro de 2013, o Café Memória foi apresentado no Simpósio “Cuidar na Demência” organizado pela Equipa Interdisciplinar do Serviço de Gerontopsiquiatria e Reabilitação Cognitiva da Casa de Saúde da Idanha, no âmbito da intervenção da coordenadora do projeto subordinada ao tema “Apoio psicológico e social aos cuidadores informais de doentes com demência”.

Professor Alexandre Castro Caldas participa nos Cafés Memória 

1.11.2013

O Professor Alexandre Castro Caldas, Médico Neurologista e Presidente do Conselho Científico do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, participou nas sessões dos Cafés Memória de Lisboa (Junho) e Cascais (Outubro) na qualidade de especialista para, num tom informal, falar sobre envelhecimento e deterioração cognitiva aos participantes que aproveitaram a ocasião para fazer perguntas sobre o tema.

Divulgação do projeto CAFÉ MEMÓRIA na RTP 2 

10.10.2013

No dia 10 de Outubro de 2013, o Café Memória esteve presente no programa "Sociedade Civil" da RTP 2 dedicado à Doença de Alzheimer.

Apresentação do projeto CAFÉ MEMÓRIA no programa da TVI "A Tarde é Sua"  

26.9.2013

No dia 25 de Setembro, a psicóloga Catarina Alvarez, coordenadora do Café Memória falou sobre o projeto no programa da TVI "A Tarde é Sua" apresentado pela Fátima Lopes e dedicado à Doença de Alzheimer.

A equipa de voluntários do CAFÉ MEMÓRIA esteve presente no Passeio da Memória

22.9.2013

A  nossa equipa marcou presença no Passeio da Memória em Oeiras, iniciativa organizada pela Associação Alzheimer Portugal que aconteceu em diversos locais do País no Sábado 21 e Domingo 22 de Setembro de 2013 para marcar o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer. Foi uma excelente oportunidade para defender uma causa, conviver e praticar exercício físico.

Divulgação e recolha de fundos a favor da Alzheimer Portugal  

21.9.2013

O Café Memória organizou uma ação de divulgação e recolha de fundos a favor da Associação Alzheimer Portugal no dia 21 de Setembro no Cascaishopping.

A Coordenação do projeto agradece à equipa de voluntários que ajudaram a tornar esta iniciativa uma realidade.

Apresentação do projeto CAFÉ MEMÓRIA - Rotary International em Portugal

22.8.2013

A apresentação do Café Memória foi promovida pelo Clube Rotário de Parede-Carcavelos e realizada pela Coordenadora do projeto na reunião dos Clubes Rotários da Linha de Cascais/Sintra no dia 22 de Agosto. de 2013.

Com esta iniciativa pretende-se que o projeto seja divulgado pelos diversos clubes presentes naquele encontro junto das comunidades  locais que representam.

Mais participantes no CAFÉ MEMÓRIA

30.7.2013

Desde que o projeto arrancou em Abril deste ano, a sessão de Julho do Café Memória de Cascais foi a mais concorrida de sempre, tendo participado 18 pessoas, com o apoio de uma equipa constituida por 2 técnicas e 5 voluntárias.

Decorreu, como habitualmente, no restaurante Portugália do Cascaishopping, no terceiro sábado do mês, entre as 9h00 e as 11h00 da manhã. 

Num ambiente acolhedor e divertido, recordaram-se bons momentos passados em férias, serviu-se uma fatia de bolo e um café, promovendo-se mais um agradável convívio entre todos.

Apresentação do CAFÉ MEMÓRIA na 2ª reunião informal do JPND  

14.7.2013

No passado dia 11 de Julho 2013, o projeto Café Memória foi apresentado na 2ª Reunião Informal - Investigação em Doenças Neurodegenerativas JPND - Divulgaçao e Implementação da Agenda Estratégica realizada no Teatro Thália, em Lisboa.

Estiveram presentes a Secretária de Estado da Ciência, Leonor Parreira, o Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa e Paulo Pereira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

A apresentação de projetos de intervenção social em reuniões desta natureza decorre de uma nova abordagem na área da investigação que privilegia a multidisciplinaridade.

O CAFÉ MEMÓRIA na 27ª reunião do GEECD  

29.6.2013

projeto Café Memória foi apresentado na 27ª Reunião do Grupo de Estudo de Envelhecimento Cerebral e Demências no passado sábado, em Coimbra.

Para ilustrar a forma como decorrem as sessões, a apresentação contemplou a realização de uma atividade lúdica que contou com a participação de diversos investigadores presentes na reunião.

Foi um momento muito divertido, à semelhança do que acontece habitualmente nos Cafés Memória !

Divulgação do CAFÉ MEMÓRIA no "Giro de Cascais" 

24.6.2013

A equipa do projeto agradece à empresa Scotturb a divulgação gratuita do Café Memória através da distribuição de folhetos na carreira "Giro de Cascais". Esta ação já produziu frutos, tendo levado novos participantes à última sessão!

O CAFÉ MEMÓRIA na Edição da Manhã da SIC Notícias  

15.5.2013