Quem Somos

O que é o Café Memória

 

O CAFÉ MEMÓRIA é um local de encontro destinado a pessoas com problemas de memória ou demência, aos seus familiares, amigos e cuidadores, para partilha de experiências e suporte mútuo.

 

Aqui poderá encontrar um ambiente acolhedor, reservado e seguro onde se facilita a interação entre todos, se oferece apoio emocional, informação útil e promove a participação das pessoas em atividades lúdicas e estimulantes, com o apoio de profissionais de saúde ou de ação social, num contexto informal.

 

A missão do CAFÉ MEMÓRIA consiste em reduzir o isolamento social em que muitas das pessoas com demência e os seus familiares e cuidadores se encontram, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida. Pretende ainda sensibilizar  a comunidade para a relevância crescente do tema das demências, diminuindo, assim, o estigma que lhe está associado.

 

Como funciona o Café Memória

O CAFÉ MEMÓRIA abre portas mensalmente. As sessões iniciam-se com o acolhimento individual de cada um dos participantes e prosseguem com a apresentação de um tema por um orador ou com a realização de atividades. De seguida, faz-se uma pausa para café destinada a promover um momento de convívio entre todos. A participação é gratuita e sem marcação prévia. Esperamos por si.

 

O nosso percurso

Os CAFÉS MEMÓRIA resultam de uma iniciativa de duas entidades promotoras, a Associação Alzheimer Portugal e a empresa Sonae Sierra e de um conjunto alargado de parceiros, e arrancou como projeto-piloto em Abril de 2013, com a abertura dos Cafés Memória de Lisboa-Colombo e de Cascais.

Em  Fevereiro de 2014, demos início à expansão do projeto com a abertura de mais duas unidades em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Atualmente existem 20 CAFÉS MEMÓRIA e continuamos a desenvolver esforços para chegar a mais pessoas noutros pontos do País.

Desde o início do projeto até ao final de 2018 já se realizaram 675 sessões de Café Memória, com perto de 11.800 participações, maioritariamente de cuidadores e familiares de pessoas com demência, tendo sido formados cerca de 560 voluntários que já dedicaram mais de 19.400 horas ao projeto. 

Após cinco anos de intervenção, lançámos uma nova vertente do projeto em Abril de 2018: o Café Memória faz-se à estrada. Esta iniciativa consiste na aplicação inovadora de um modelo assente na itinerância já usado em outros contextos e épocas para ir ao encontro de comunidades menos favorecidas do ponto de vista social e geográfico. Pretendemos informar e sensibilizar estas comunidades para a problemática das demências, de forma descontraída e informal, alargando a abrangência geográfica da Rede Cafés Memória.

 

Uma Iniciativa

Parceiros

Institucionais

Apoio: