
Quem Somos
O que é o Café Memória
O CAFÉ MEMÓRIA é um local de encontro destinado a Pessoas com Problemas de Memória ou Demência, aos seus familiares, amigos e cuidadores, para partilha de experiências e suporte mútuo.
​
Aqui poderá encontrar um ambiente acolhedor, reservado e seguro onde se facilita a interação entre todos, se oferece apoio emocional, informação útil e promove a participação das pessoas em atividades lúdicas e estimulantes, com o apoio de profissionais de saúde ou de ação social, num contexto informal.
​
A missão do CAFÉ MEMÓRIA consiste em reduzir o isolamento social em que muitas das Pessoas que vivem com Demência e os seus familiares e cuidadores se encontram, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida. Pretende ainda sensibilizar a comunidade para a relevância crescente do tema das demências, diminuindo, assim, o estigma que lhe está associado.
Como funciona o Café Memória
O CAFÉ MEMÓRIA abre portas mensalmente.
As sessões iniciam-se com o acolhimento individual de cada um dos participantes e prosseguem com a apresentação de um tema por um orador ou com a realização de atividades. De seguida, faz-se uma pausa para café destinada a promover um momento de convívio entre todos. A participação é gratuita e sem marcação prévia. Esperamos por si.
​
O nosso percurso
Os CAFÉ MEMÓRIA resultam de uma iniciativa de duas entidades promotoras, a Associação Alzheimer Portugal e a empresa Sonae Sierra e de um conjunto alargado de parceiros, e arrancou como projeto-piloto em abril de 2013, com a abertura dos Café Memória de Lisboa-Colombo e de Cascais.
​
Em fevereiro de 2014, deu-se início à expansão do projeto com a abertura de mais duas unidades em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Posteriormente, a rede expandiu-se para vários pontos do país e atualmente conta com 19 espaços físicos em Portugal Continental e Madeira (Almada, Cascais, Évora, Esposende, Guimarães, Lisboa – em três locais, Loures, Madeira, Mirandela, Oeiras, Pombal, Portimão, Sesimbra, Sintra, Viana do Castelo, Viseu, Marinha Grande) e continuamos a desenvolver esforços para chegar a mais pessoas noutros pontos do País.
 
​ Após cinco anos de intervenção, lançámos uma nova vertente do projeto: o "Café Memória Faz-se à Estrada" que decorreu em 2018 e 2019. Esta iniciativa consistiu na aplicação inovadora de um modelo assente na itinerância já usado em outros contextos e épocas para ir ao encontro de comunidades menos favorecidas do ponto de vista social e geográfico. Foram realizadas 61 sessões nos 18 distritos de Portugal Continental e Madeira, em que participaram cerca de 2100 pessoas.
 
Com a pandemia Covid 19, entre abril de 2020 e maio de 2024, o Café Memória passou também a realizar sessões virtuais - "Café Memória Fica em Casa" - para que as Pessoas com Problemas de Memória ou Demência e os seus familiares e Cuidadores pudessem continuar a ter um apoio. Foram realizadas 132 sessões online, que contaram com um total de cerca de 8.750 participações e um média de 60 participantes por sessão. 
O Café Memória já está no terreno há mais de 12 anos e transformou-se numa rede informal de apoio de âmbito nacional tendo realizado, entre abril de 2013 e dezembro de 2025, mais de 1.765 sessões, que contaram com a presença de mais de 7.000 participantes, cerca de 30.970 participações e com o apoio de perto de mais de 70 entidades parceiras a nível local e nacional. Os nossos voluntários contribuíram com aproximadamente 46.900 horas de trabalho em prol das Pessoas que vivem com Demência e das suas Famílias. 
janeiro 2026
​
