top of page

Quem Somos

O que é o Café Memória

O CAFÉ MEMÓRIA é um local de encontro destinado a pessoas com problemas de memória ou demência, aos seus familiares, amigos e cuidadores, para partilha de experiências e suporte mútuo.

Aqui poderá encontrar um ambiente acolhedor, reservado e seguro onde se facilita a interação entre todos, se oferece apoio emocional, informação útil e promove a participação das pessoas em atividades lúdicas e estimulantes, com o apoio de profissionais de saúde ou de ação social, num contexto informal.

A missão do CAFÉ MEMÓRIA consiste em reduzir o isolamento social em que muitas das pessoas com demência e os seus familiares e cuidadores se encontram, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida. Pretende ainda sensibilizar  a comunidade para a relevância crescente do tema das demências, diminuindo, assim, o estigma que lhe está associado.

O que é o Café Memória

Como funciona o Café Memória

O CAFÉ MEMÓRIA abre portas mensalmente. As sessões iniciam-se com o acolhimento individual de cada um dos participantes e prosseguem com a apresentação de um tema por um orador ou com a realização de atividades. De seguida, faz-se uma pausa para café destinada a promover um momento de convívio entre todos. A participação é gratuita e sem marcação prévia. Esperamos por si.

Como funciona o Café Memória

O nosso percurso

Os CAFÉ MEMÓRIA resultam de uma iniciativa de duas entidades promotoras, a Associação Alzheimer Portugal e a empresa Sonae Sierra e de um conjunto alargado de parceiros, e arrancou como projeto-piloto em Abril de 2013, com a abertura dos Café Memória de Lisboa-Colombo e de Cascais.

Em fevereiro de 2014, deu-se início à expansão do projeto com a abertura de mais du
as unidades em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. A rede conta atualmente com 23 espaços físicos em vários pontos do país (Almada, Barcelos, Cascais, Évora, Esposende, Guimarães, Lisboa – em cinco locais, Madeira, Mirandela, Oeiras, Pombal, Porto, Portimão, Sesimbra, Sintra, Viana do Castelo, Viseu, Marinha Grande) e continuamos a desenvolver esforços para chegar a mais pessoas noutros pontos do País.
 

​Após cinco anos de intervenção, lançámos uma nova vertente do projeto em Abril de 2018: o Café Memória faz-se à estrada. Esta iniciativa consistiu na aplicação inovadora de um modelo assente na itinerância já usado em outros contextos e épocas para ir ao encontro de comunidades menos favorecidas do ponto de vista social e geográfico. Decorreram 61 sessões itinerantes em que participaram cerca de 2100 pessoas.

 

Com o início da pandemia Covid 19, o Café Memória passou também a realizar sessões virtuais, para que as pessoas com problemas de memória ou Demência e os seus familiares e Cuidadores pudessem continuar a ter um apoio. As sessões online continuam e acontecem aos sábados, de 3 em 3 semanas às 10h30, com a duração de 1 hora e 30 minutos e realiza- se com o recurso à plataforma Zoom.
 

Em 2023 assinalam-se 10 anos da criação do projeto Café Memória que se transformou numa rede informal de apoio de âmbito nacional tendo realizado mais de 1.100 sessões, com a participação de cerca de 5.000 pessoas e com o apoio de perto de 100 entidades parceiras a nível local e nacional. Os nossos voluntários contribuíram com aproximadamente 31.000 horas de trabalho em prol das Pessoas com Demência e das suas Famílias.

 

maio 2023

O nosso percurso
bottom of page