Luciana Rosado

Artista Plástica


"Participar no Café Memória como dinamizadora de uma sessão foi um privilégio, uma valiosa aprendizagem e uma verdadeira emoção! Durante a minha formação, em Inglaterra, acerca da relação entre arte, reminiscência – relembrar o passado – e a sua relação com a melhoria do bem-estar nas pessoas que vivem com demência e seus cuidadores, tive a iniciativa de contactar a equipa do Café Memória para que pudesse assistir a uma sessão, em Lisboa. Como resultado desse pedido, foi-me sugerido dinamizar uma sessão que tocasse no tema da Reminiscência. Desde logo, pensei em realizar uma sessão que girasse à volta do tema da Infância, para que os participantes pudessem recordar os seus bons velhos tempos, através do contacto com objetos antigos como fotografias, brinquedos, livros ou utensílios de casa, e da ativa partilha das suas histórias e memórias em grupo.


O que guardei desta minha primeira experiência em liderar um grupo,​ neste contexto​, foi o carinho e entusiasmo com que todos me acolheram e participaram ativamente nas atividades! Uma nova estrutura e proposta foi apresentada ao grupo e tenho de agradecer a generosidade com que toda a equipa do Café Memória e os seus participantes acolheram e apoiaram esta nova experiência. Foi emocionante testemunhar como este tema fomentou a comunicação entre todos, a alegria com que partilhavam as suas histórias e a iniciativa que tiveram em expressar-se através do gesto e do desenho.


Espero que as ideias de atividades apresentadas sejam vistas como sementes plantadas que possam florescer e serem reproduzidas em casa, no seio das suas famílias, para que novos momentos de alegria e partilha possam surgir."