top of page

José Maria Costa

Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo “O fenómeno do envelhecimento é uma preocupação crescente em linha com o que ocorre a nível nacional. Associado ao envelhecimento, as doenças degenerativas têm vindo a aumentar de uma forma exponencial e com elevado impacto nos sistemas de saúde e segurança social, daí que a sociedade civil, em parceria com as organizações de saúde, tenham um olhar diferente e mais ativo sobre as causas e consequências deste flagelo de saúde pública dos países desenvolvidos.

Neste sentido, a criação de um CAFÉ MEMÓRIA no concelho de Viana do Castelo é de enorme importância, uma vez que pretende ser um local de encontro e partilha de experiências e vivências entre profissionais de saúde, parceiros sociais e cidadãos, tendo em vista o apoio emocional aos cuidadores e seus familiares, bem como o combate à estigmatização desta doença junto da comunidade local.

Além disso, torna-se relevante promover melhores níveis de literacia em saúde mental na população, no sentido de capacitar os cidadãos para o auto cuidado e a deteção precoce de problemas associados às doenças neurodegenerativas.”

bottom of page